O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
Combate à Dengue

Goiânia disponibiliza Ecopontos para descarte de pneus no combate à dengue

Os cinco ecopontos recebem também sobras de construção civil em reformas domésticas, móveis e eletrodomésticos inservíveis

Postado em 18 de março de 2024 por Alexandre Paes
Descarte irregular de lixo ultrapassou a média mensal de 50 mil toneladas para mais de 74 mil toneladas | Foto: Luciano Magalhães

Poucos sabem, mas em Goiânia a prefeitura disponibiliza cinco Ecopontos para o descarte seguro de resíduos na Capital. Esses locais recebem materiais diversos, desde sobras de construção civil até móveis antigos e também pneus em pequenas quantidades, e se tornaram importantes aliados no combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite doenças como dengue, zika e chikungunya.

 “Diariamente, a Comurg recebe denúncias de cidadãos que testemunham o descarte inadequado de pneus em locais impróprios. Por isso, é importante que todos conheçam a facilidade de descartar esses itens nos Ecopontos”, ressalta o presidente da Companhia, Alisson Borges, lembrando que a multa  para quem for pego descartando pneus de forma irregular varia de R$ 5 mil a R$ 50 milhões, e o infrator tem seu veículo usado no ato apreendido pela fiscalização. 

Já os grandes geradores desse tipo de resíduo devem seguir a legislação referente à logística reversa da respectiva cadeia produtiva. Os Ecopontos estão estrategicamente localizados nos bairros Jardim Guanabara II, Setor Faiçalville, Jardim São José, Residencial Campos Dourados e Parque Eldorado Oeste. O horário de funcionamento é das 7h às 22h, todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos, sem a necessidade de agendamento prévio. 

Conforme dados da Comurg, houve um aumento expressivo de descarte irregular de lixo em Goiânia, que ultrapassou a média mensal de 50 mil toneladas para mais de 74 mil toneladas. Esse cenário tem demandado uma ação mais efetiva por parte da Prefeitura para combater o problema que afeta diretamente a qualidade de vida da população. 

“Diante da situação, a Comurg intensificou o monitoramento nos pontos críticos da cidade, mapeando 30 novos locais onde o descarte clandestino tem sido frequente, saindo de 125 pontos para 155”, pontua Alisson Borges. O serviço é uma parceria entre a  Companhia de Urbanização (Comurg) junto a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma). 

BOX

Confira abaixo os endereços dos Ecopontos:

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também