Diagnóstico precoce no tratamento da tuberculose
Dia 24 de março é marcado pela celebração do Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), desenvolve uma série de iniciativas contínuas junto às 18 Regionais de Saúde e aos respectivos municípios. O objetivo é prevenir, diagnosticar e tratar os casos de tuberculose. A doença é um problema de saúde milenar, de fácil identificação e possível de ser curada com tratamento e medicamentos ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O dia 24 de março é marcado pela celebração do Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose. A data, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), visa alertar a população, profissionais de saúde e gestores sobre a necessidade de definição de políticas públicas e adoção de medidas preventivas contra a enfermidade.
A recomendação da SES é que intensifiquem a busca de pessoas com sintomas respiratórios e o estabelecimento de parcerias com instituições e entidades civis para o apoio às populações de maior vulnerabilidade social.
A secretaria também atua na elaboração e divulgação de boletins epidemiológicos com dados e informações sobre o número e a situação dos casos de tuberculose no município; na efetivação de campanhas educativas nos veículos de comunicação locais e em carros de som sobre prevenção, sinais e sintomas, diagnóstico precoce, tratamento adequado, oportuno e gratuito, bem como a cura da doença.
O Brasil é o primeiro país das Américas em números absolutos de casos de tuberculose, reunindo 33,4% das notificações, de acordo com dados da OMS. Além disso, o Brasil compõe o grupo dos 20 países com maior número de novas notificações da doença no mundo.