Equipes brasileiras conhecem seus adversário nas competições sul-americanas
Em busca de conquistar a América
Nesta segunda-feira (18) aconteceu o sorteio da fase de grupos das competições Sul Americanas, a Conmebol Libertadores e a Conmebol Sul-Americana, e as equipes brasileiras conheceram seus adversários desta primeira fase. De acordo com a classificação do Campeonato Brasileiro 2023 sete equipes se classificaram para a Libertadores e outros sete times disputam a Sul-Americana.
Libertadores
Pela primeira vez em 10 anos, os times brasileiros escaparam de se enfrentar na primeira fase da competição. O atual campeão da competição, Fluminense, foi cabeça de chave do Grupo A, junto com Cerro Porteño (Paraguai, Alianza Lima (Peru) e Colo-Colo (Chile) e o tricolor carioca estreia contra os peruanos, em data a ser definida.
O tricampeão da Libertadores, o São Paulo, está no Grupo B, ao lado de Barcelona (Equador), Talleres (Argentina) e Cobresal (Chile). Destaque para equipe argentina, que eliminou o Tricolor Paulista na Pré-Libertadores de 2019. O São Paulo estreia contra o Talleres. O Grêmio caiu no Grupo C junto com Estudiantes (Argentina), The Strongest (Bolívia) e Huachipato (Chile).
O Botafogo, que veio da Pré-Libertadores, está de volta à competição após um jejum de sete anos. O Alvinegro carioca está no Grupo D, junto com LDU (Equador), Universitário (Peru) e Junior Barranquilla (Colômbia). O Flamengo, junto com o Bolívar (Bolívia), o Millionarios (Colômbia) e o Palestino (Chile) formam o Grupo E.
O Palmeira cabeça de chave do Grupo F terá como adversário o Independiente Del Vale (Equador), San Lorenzo (Argentina) e o Liverpool (Uruguai). O Atlético Mineiro está no Grupo G, junto com o Peñarol (Uruguai), Rosário Central (Argentina) e Caracas (Venezuela). O Grupo H não tem nenhum time brasileiro, é composto por River Plate (Argentina), Libertad (Paraguai), Deportivo Táchira (Venezuela) e Nacional (Uruguai).
Sul-Americana
Diferente da Libertadores, na Sul-Americana apenas os primeiros colocados avançam diretamente às oitavas de final, as equipes que terminarem em segundo vão disputar um mata-mata contra os terceiros colocados da fase de grupos da Libertadores. O Grupo A não tem nenhum representante brasileiro, Defensa y Justicia 9Argentina), Independiente Medellín (Colombia), Universidad César Vallejo (Perú) e Always Ready (Bolívia).
Os demais grupos aparecem os brasileiros começando no Grupo B que é composto por Cruzeiro, Unión La Calera (Chile), Unidersidad Católica (Equador) e Alianza FC (Colômbia). O Internacional, Delfín (Equador), Belgrano (Argentina) e Real Tomayapo (Bolívia0 fazem parte do Grupo C.
O Fortaleza, vice-campeão de 2023, está no Grupo D, junto com Boca Juniors (Argentina), Nacional Potosí (Bolívia) e Sportinvo Trinidense (Paraguai). O Athletico-PR é cabeça de chave do Grupo E, ao lado de Danubio (Uruguai), Sportivo Ameliano (Paraguai) e Rayo Zuliano (Venezuela).
No Grupo F, o Corinthians terá os seguintes adversário, Argentino Juniors (Argentina), Racing (Uruguai) e Nacional (Paraguai). No Grupo G, Lanús (Argentina), Metropolitanos (Venezuela), Cuiabá e Deportivo Garcilaso (Peru). O Bragantino que vem de uma eliminação na fase da Pré-Libertadores está no Grupo H, junto com Racing (Argentina), Coquimbo Unido (Chile) e Sportivo Luqueño (Paraguai).