Robinho tem prisão decretada e Daniel Alves cumprirá decisão dos recursos em liberdade provisória
Dois ex-jogadores da seleção brasileira estão tendo os futuros sendo decididos pela justiça. Robinho e Daniel Alves, ambos condenados por estupro, o atacante na Itália e o lateral na Espanha,, estão com suas sentenças alteradas. Caso Robinho Após ter sido condenado à nove anos de prisão em três instâncias da Justiça italiana por estupro em […]
Dois ex-jogadores da seleção brasileira estão tendo os futuros sendo decididos pela justiça. Robinho e Daniel Alves, ambos condenados por estupro, o atacante na Itália e o lateral na Espanha,, estão com suas sentenças alteradas.
Caso Robinho
Após ter sido condenado à nove anos de prisão em três instâncias da Justiça italiana por estupro em grupo de uma mulher albanesa, em janeiro de 2022 o atleta já havia retornado ao Brasil e caso voltasse a Itália seria preso.
A justiça italiana chegou a pedir um pedido no mesmo ano de extradição de Robinho, mas foi negado pelo Governo brasileiro, o país não extradita seus cidadãos naturais. Assim os italianos entraram com recurso no STJ, Superior Tribunal de Justiça, para que a sentença fosse homologada para surtir efeito no Brasil.
Em 2023 o Ministério Público Federal defendeu a homologação da sentença italiana e Robinho entregou o seu passaporte ao STJ e está proibido de sair do país.
Nesta quarta (20) o Superior Tribunal de Justiça decidiu que Robinho, condenado por estupro na Itália, devera cumpriur a pena no Brasil. A decisão foi de nove votos a favor da prisão do jogador contra dois votos divergentes .
A defesa do ex-jogador ainda vai recorrer da decisão em duas instâncias, no próprio STJ e também no Supremo Tribunal Federal. Além disso, um pedido de habeas corpus para evitar a prisão imediata de Robinho.
Caso Daniel Alves
Daniel Alves cumpre prisão preventiva há 14 meses, por estupro contra uma mulher, em dezembro de 2022. O caso vem sendo julgado em Barcelona, onde ocorreu o crime e após julgamentos o ex-atleta foi sentenciado a quatro anos e meio de prisão e a pagar uma indenização de 150 mil euros pelo Tribunal de Justiça de Barcelona.
Nesta quarta-feira (20) a 21ª Seção do Tribunal de Justiça de Barcelona aceitou o pedido da defesa de Daniel Alves para cumprir a decisão dos recursos em liberdade. Isso em meio a uma crise no sistema carcerário da Catalunha.
O tribunal decidiu deixar o lateral fora da prisão mediante uma fiança de 1 milhão de euros, entrega dos passaportes brasileiros e espanhol, e afastamento de 1km e incomunicabilidade com a vítima. Daniel também não poderá sair da Espanha e se apresentar ao tribunal semanalmente.
Passando por um problema financeiro diante a um disputa judicial com a ex-esposa, Dinorah Santana, o pagamento da indenização foi uma doação da família de Neymar, de acordo com informações publicadas pelo Uol.Com isso, a expectativa é que Daniel Alves deixe o Centro Penitenciário Brians 2 nesta quinta-feira (21).