Semana deve continuar com prevalência de calor e tempestades
Frente fria deve chegar em Goiânia nesta sexta-feira (22)
Brasileiros de toda a região centro-sul do país passaram por uma inesperada onda de calor histórica que elevou as temperaturas acima do recorde histórico de focos de calor nos estados atingidos. No estado do Mato Grosso, um recorde de calor de 25 anos foi superado com o registro de 1.710 focos de calor entre janeiro e fevereiro de 2024. Goianos também sentiram o efeito do calor incidindo no estado, contudo, não houve registros deste efeito em Goiás.
Estes efeitos do aquecimento dos termômetros mencionados acima são consequência do efeito climático El Nino, que já deve se dissipar em abril, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Sobre isso, um novo estudo da Organização Meteorológica Mundial (OMM), chamado de “O estado do clima em 2023″, revelou que o aquecimento climático do ano de 2023 quebrou todos os recordes previstos para o ano inteiro.
Em Goiás, contudo, não houve a incidência desse efeito meteorológico apesar das temperaturas elevadas registradas neste início de semana. De acordo com o André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), as altas temperaturas no estado e na Capital foram causadas pelo bloqueio atmosférico decorrente da onda de calor. “‘Essa bolha de calor’ no sul, por se assim dizer, impediu o avanço de frentes frias e a formação de nuvens de chuvas. Contudo, já temos sinais da dissipação e do retorno das chuvas”, afirma o gerente.
Segundo ele, uma frente fria do sul do País avança para o norte e deve chegar em Goiás a partir desta sexta-feira (22). “No fim de semana poderemos presenciar tempestades com maior intensidade e proliferação. As chuvas de ontem (19), por exemplo, se isolaram na região leste e sul de Goiânia e não atingiram bairros mais afastados”. Inclusive, publicações nas redes sociais mostram alagamentos em diversos bairros da Capital, como no Setor Bueno, na Marginal Botafogo e no setor Parque Amazônia. Sobre isso, o acúmulo de volume dessa chuva superou 110 milímetros de água em um dia.
De acordo com boletim do Cimehgo, grande parte do estado está em alerta de chuvas intensas e tempestades, sobre isso, 220 municípios foram notificados pelo órgão com a previsão para o volume de água superior a 70 milímetros por dia (mm/dia). Além das chuvas intensas há o alerta de ventanias fortes com previsão de rajadas acima de 60 quilômetro por hora, e de raios. Contudo, André alerta que as chuvas devem ser mais intensas no fim de semana.
Por causa disso, dados do Inmet alertaram que Goiás entrará em alerta laranja de perigo para as tempestades. Isso significa que os cidadãos devem ficar atentos com as repentinas mudanças no tempo por riscos de vida, como alagamentos, raios, granizo e ventanias. Sobretudo, motoristas goianos devem ficar atentos com ruas e vias que podem causar alagamentos, como as baixadas, arredores de córregos e vias sem drenagem.