O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Eleições

PT vai buscar quarto mandato consecutivo na cidade de Goiás

Partido mostra força no município, mas atual prefeito pode enfrentar união de adversários

Postado em 3 de abril de 2024 por Francisco Costa
Atualmente

Goiás é tido como Estado conservador, com pouco espaço para as esquerdas. Não por acaso, o ex-presidente Bolsonaro (PL) chegou a 58,71% dos votos válidos na unidade da federação, em 2022. Contudo, na antiga capital goiana, a cidade de Goiás, o Partido dos Trabalhadores reina e pode chegar ao quarto mandato consecutivo.

Atualmente, o município é gerido pelo prefeito Aderson Liberato Gouvea (PT). Ele foi eleito ao receber 29,96% dos votos válidos, um total de 4.176 votos, em 2020. À época, deixou para trás Cesinha (então PSC), 3.920 (28,13%); Elber (Avante), 3.095 (22,21%); Dr. Abner (MDB), 2.563 (18,39%); Joaquim Pacheco (então PSC), 96 (0,69%); e Joaquim Craveiro Curado (PSD), 87 votos (0,62). Como o município possui menos de 200 mil eleitores, não há segundo turno.

O petista, vale citar, sucedeu a Professora Selma Bastos (PT), que teve a primeira eleição em 2012, quando recebeu mais de 53% dos votos válidos. Naquele ano, ela superou Gustavo Izac (PSDB), 35,14%, e Zé Carlos (MDB), 11,6%.

Em 2016, Selma garantiu o retorno em eleição bem mais pulverizada. Ela foi reeleita com 42,59%. Naquele ano, enfrentou: Abner Curado (MDB), 30,2%; Cesinha (então PRB), 10,16%; Zilda Lobo (PP), 8,64%; Edil Araújo (PSB), 8,07%; e Craveiro (então PSL), 0,33%. Quatro anos depois, garantiu o sucessor.

Aderson, neste ano, tenta garantir o quarto mandato consecutivo do PT no município. Contudo, pode haver uma articulação dos adversários para frustrar os planos do petista. Cesinha e Elber (segundo e terceiro colocados em 2020) podem se unir em busca da vitória, conforme uma fonte palaciana, que alegou, ainda no ano passado.

Por outro lado, Aderson deve buscar a reeleição se juntando a médica Thalyta Curado, possível candidata pelo MDB. Ela é sobrinha do ex-prefeito e atual presidente do MDB de Goiás Velho, Abner Curado. Como citado anteriormente, o médico ficou na quarta colocação nas últimas disputas, com 2.563.

Outro cotado ao cargo de chefe do Executivo do município é o vereador Fabrício Godinho Martins (DEM). Ele foi o parlamentar mais bem votado nas últimas eleições, com 620 votos (4,39%). O empresário e agropecuarista apoiou a candidatura de Elber Silva nas últimas eleições, mas deve se tornar mais um adversário.

População

A Cidade de Goiás possui uma população estimada em 22.122 habitantes, de acordo com os dados de 2021 do IBGE. O município é uma das quinze cidades que integram a Região Imediata de Goiás-Itapuranga, que, por sua vez, é uma das seis regiões que formam a chamada Região Intermediária de Goiânia.

PT no Estado

Além da antiga capital, o Partido dos Trabalhadores também acredita na vitória em, pelo menos, outros dois municípios. Tratam-se de cidades importantes no Estado: a capital Goiânia e Anápolis.

A aposta do PT na capital é a deputada federal Delegada Adriana Accorsi. Ela disputou os dois últimos pleitos, terminando em quinto e terceiro lugar. Em 2024, na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a congressista é vista como um dos principais nomes da disputa, com boas pontuações nas pesquisas de intenção de votos.

Em Anápolis, o deputado estadual e ex-prefeito do município, Antônio Gomide, mostra favoritismo. Ele perdeu o último páreo contra o atual gestor, Roberto Naves (Republicanos), mas aliados avaliam que o cenário deste ano é o mais propício ao petista, que deixou o paço bem avaliado após dois mandatos.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também