Fafá de Belém critica a falta de artistas do Norte no Rock in Rio
“A Amazônia não faz parte do Brasil?” indagou a cantora em seu texto
Fafá de Belém expressou descontentamento em relação à falta de representatividade de artistas do norte do Brasil no “Dia Brasil” do festival Rock in Rio. Em uma longa publicação nas redes sociais nesta terça-feira (30/4), a cantora manifestou sua decepção com a ausência de artistas do norte do país, incluindo ela mesma, no evento que visa celebrar a música brasileira.
“A Amazônia não faz parte do Brasil? A cultura amazônica, nortista, não é parte deste país? Onde está Dona Onete, Gaby Amarantos (vencedora do Grammy), Joelma, Aila? Onde estou eu?” questionou Fafá de Belém em sua publicação no Instagram.
Ela criticou a exclusão de gêneros musicais típicos da região norte, como carimbó, siriá, boi bumbá, reggae, e tecnobrega, bem como artistas indígenas e outras expressões culturais locais. “O Norte será sempre visto como peça decorativa de festas da elite? É muito triste sentir na pele a força da realidade batendo na nossa cara. O maior festival de música do país tem um DIA BRASIL e nos coloca da porta para fora,” desabafou a cantora.
Fafá recebeu apoio de outros artistas como Gaby Amarantos, Manuh Batidão, Jaloo, Dira Paes, Alessandra Negrini e Lucas Silveira da banda Fresno que disse:”nem sinto nada pela Fresno, estamos vivendo a melhor era da vida. Estou revoltado pelo Roupa Nova. (…) Seria maravilhoso”.
A insatisfação de Fafá de Belém foi motivada pelo anúncio de um dia inteiro dedicado à música brasileira no Rock in Rio, que reuniu 55 artistas nacionais para gravar um clipe especial. Nomes como Ivete Sangalo, Pedro Sampaio, Daniela Mercury, Jorge Aragão, e Alcione participaram do evento, mas artistas do norte não foram incluídos no line-up.