Pablo Marçal é acionado na Justiça após espalhar desinformação sobre atuação das Forças Armadas no Rio Grande do Sul
Medida foi tomada após uma série de vídeos viralizar nas redes sociais de Marçal
A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com uma ação judicial na Justiça Federal de Barueri (SP) contra o influenciador digital Pablo Marçal. A ação pede que Marçal publique o direito de resposta da União em suas redes sociais, esclarecendo a atuação das Forças Armadas no auxílio às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul.
A medida foi tomada após uma série de vídeos viralizar nas redes sociais do influenciador, onde Marçal afirmava falsamente que as Forças Armadas brasileiras estavam “inertes” diante da tragédia. A Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD), órgão da AGU responsável pelo caso, apresentou provas na petição que comprovam a atuação dos militares desde o dia 1º de maio, com um efetivo de quase 12 mil homens e mulheres, além de diversas embarcações, veículos, aeronaves e helicópteros.
Além da ação contra Marçal, a AGU também encaminhou uma notificação extrajudicial à plataforma X (antigo Twitter). A notificação pede que a plataforma inclua um aviso nas publicações que propagam a falsa informação de que a União teria patrocinado o show da cantora Madonna no Rio de Janeiro, em detrimento do auxílio às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul.
Na notificação, a AGU ressalta que as publicações violam os termos de uso da plataforma, que proíbem a divulgação de conteúdo enganoso.
Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.