DPE-GO empossa dez novas defensoras e defensores públicos
Solenidade marcou o fortalecimento à prestação dos serviços da Defensoria Pública do Estado de Goiás, afirmou o órgão
“Ser defensor público ou defensora pública, ser Defensoria Pública, a propósito, embora não raramente ter de se abaixar para ouvir e reparar atentamente suas vulnerabilidades, é também nunca se rebaixar: e com altivez e espírito público, escrever mapas e dicionários inspirados dignidade, empatia, luta, que permitam traduzir para as pessoas em situação de desfavorecimento social, as palavras e os caminhos de um Sistema de justiça, muitas das vezes, custoso, complexo, uma verdadeira terra estrangeira.”
A declaração é do defensor público-geral Tiago Gregório Fernandes, em boas-vindas às dez novas defensoras e novos defensores públicos da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO). O Salão Paulo Bertram, no Oscar Niemeyer, em Goiânia, estava todo preparado para a solenidade de posse realizada na tarde de segunda-feira (10).
A posse é mais um marco na história da DPE-GO para a expansão da política pública de acesso integral e gratuito à Justiça, que permitirá que seus serviços cheguem a mais pessoas em situação de vulnerabilidade no território goiano.
Foram empossados solenemente Lara Espolaor Veronese, Juliana Amaral Wenz, Ariela Lima Andrade, Cinthia de Oliveira Fernandes, Nayara Cezar Brasil, Carolina de Carvalho Byrro, Lucas Azambuja Santos, Lucas Paulmier Cosme Guerra, Alexandre Edde Diniz de Oliveira e Rafael Martins Balduino. Todos assinaram o termo de posse ao lado do defensor público-geral, Tiago Gregório, da subdefensora pública-geral para Assuntos Administrativos, Mayara Batista Braga, e do subdefensor público-geral para Assuntos Institucionais, Allan Montoni Joos.
Ao representar todos os empossados, Rafael Martins Balduíno destacou a árdua trajetória de dedicação de estudos, e ressaltou o compromisso de cada em atender a população goiana com prontidão e determinação.
“Os números de atendimentos da DPE-GO são expressivos e refletem a pluralidade de vidas. No entanto, a importância da Instituição não cabe somente em dados, mas na transformação social que ela faz. Por isso, agradecemos a todos que nos ajudaram a chegar até aqui. Vamos fazer o possível para reafirmar essa extraordinária vocação que é ser Defensoria”, pontuou em momento de emoção, onde não pôde conter as lágrimas.
Reconhecimento
Representando o governador Ronaldo Caiado, o secretário de Estado de Desenvolvimento Social de Goiás, Wellington Matos de Lima, destacou os dados expressivos de serviços e atendimentos realizados pela Defensoria nos últimos anos e reconheceu a importância da Instituição como parceira para o desenvolvimento do Estado. “Testemunhar a chegada de novas defensoras e novos defensores na DPE é uma grande festa de esperança, pois a missão de vocês é dar voz àqueles que muitas vezes se sentem silenciados e discriminados” disse.
O defensor público-geral do Distrito Federal, Celestino Chupel, que representou o presidente do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), Oleno Inácio de Matos, parabenizou o Conselho Superior e recepcionou os empossados. “Um dia histórico para a DPE-GO, dando posse às novas membras e membros que reforçarão uma atuação tão importante para a população. Ser defensor é se importar e que a vocação de vocês transforme vidas e histórias”, ressaltou.
Já o subdefensor público-geral do Estado do Tocantins, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, afirmou que é uma alegria ver a Defensoria crescer em Goiás. “São novas pessoas que terão acesso à justiça e que essa sensação de justiça para quem mais precisa vai se materializar”, pontuou.
Rito de passagem
A presidenta da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos, Rivana Barreto Ricarte, destacou a solenidade de posse como um ‘rito de passagem’. “Se engajar nessa busca de fortalecimento institucional será cada vez mais importante na capacidade de ser defensor público e atender a população em situação de vulnerabilidade. Com as novas defensoras e novos defensores, é uma oportunidade de pensar estratégias para que a Defensoria chegue ainda mais longe. Se envolvam com as questões do Estado”, aconselhou aos empossados.
A diretora-presidente da Associação Goiana das Defensoras e Defensores Públicos, Fernanda da Silva Rodrigues Fernandes, avaliou como um dia de realização e alegria. “Não só para nós que já estamos na Defensoria Pública, mas para todos, para que a Instituição cresça e se desenvolva cada vez mais para a população do Estado de Goiás”, destacou.
Ainda estiveram no dispositivo de honra o deputado estadual Eduardo Prado, representando o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, deputado Bruno Peixoto; juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Reinaldo de Oliveira Dutra, representando o presidente do TJ-GO, desembargador Carlos Alberto França; corregedor-geral da DPE-GO, Lúcio Flávio de Souza; procurador-geral do Estado, Rafael Arruda; ouvidor-geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás, Vitor Hugo Pelez; a conselheira do CSDP e defensora pública Ludmila Fernandes Mendonça; e os conselheiros do CSDP e defensores públicos Rafael Starling, Thiago Igor de Paula Souza, Luiz Henrique Silva Almeida e Hélvio Lopes Pereira Júnior. (Ludymila Siqueira/Dicom/DPE-GO)