O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 19 de setembro de 2024
PublicidadePublicidade
ExpoCatólica 2024

Goiás apresenta destinos turísticos de fé na ExpoCatólica

Procissão do Fogaréu, realizada na Semana Santa na cidade de Goiás, será apresentada na ExpoCatólica

Postado em 3 de julho de 2024 por Tathyane Melo
Procissão do Fogaréu

A Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) exibe os destinos de fé do estado na ExpoCatólica 2024 para mais de 1 milhão de pessoas. A feira internacional de produtos e serviços do Turismo Religioso e Cultura da Fé, segmento que movimenta mais de 15 milhões de turistas anualmente no Brasil, será realizada de quinta-feira (04) a domingo (07), em São Paulo (SP).

O Turismo Religioso é um dos mais importantes do país, permitindo a expressão da fé do povo brasileiro, muito ligado à religião. Santuários católicos, templos antigos, igrejas históricas, esculturas, monumentos e outros pontos turísticos em certas localidades atraem fiéis em romaria em datas especiais ou durante o ano todo, em busca de experiências de religiosidade.

Clique e siga a comunidade do O Hoje no WhatsApp

O desejo de conhecer novos lugares, mergulhar na cultura católica ou realizar o sonho de entrar naquele templo que transmite paz, são a base do Turismo Religioso e estão na lista de viagem de muitas pessoas. Tanto que a economia de algumas cidades tem base na visitação de fiéis, que movimentam toda uma cadeia econômica.

Estande na ExpoCatólica

Pelo terceiro ano consecutivo, o estande da Goiás Turismo na ExpoCatólica vai apresentar a religiosidade e os atributos turísticos de sete destinos. A Festa do Divino Pai Eterno de Trindade, a maior celebração religiosa da Região Centro-Oeste e a segunda maior do Brasil, não pode faltar. Vão ser divulgadas a Procissão do Fogaréu, realizada na Semana Santa na cidade de Goiás; a Festa do Divino Espírito Santo e Cavalhadas de Pirenópolis; e a Romaria do Muquém, em Niquelândia.

Goiás leva também à maior vitrine de promoção católica da América Latina os atrativos de Colinas do Sul, com a Festa da Caçada da Rainha; de Caldas Novas, com os festejos de Nossa Senhora de Salete; e ainda a Paróquia Sagrada Família, na capital do Estado, Goiânia.

Outra atração do estande da GT é o padre goiano Marcos Rogério, da Congregação São Pedro ad Vincula, que tem mais de 2 milhões de seguidores no Instagram. O padre, que é também cantor e escritor, vai estar no espaço na sexta-feira (05/07).

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, destaca que o evento é uma grande oportunidade para fortalecer, qualificar e promover o Turismo Religioso Católico do Estado, uma vez que a presença nos últimos anos influenciou positivamente na promoção dos destinos.

“É impressionante a quantidade de pessoas de todo o mundo que a gente conhece nas feiras, com quem a gente se conecta. No caso da ExpoCatólica, divulgar a religiosidade e os atributos turísticos dessas regiões em uma feira tão tradicional, com um público altamente qualificado, desperta a atenção para nossas cidades, com suas festas e outros atrativos, como a arquitetura e a vocação para o Turismo de Natureza, por exemplo”.

ExpoCatólica

A ExpoCatólica é a maior vitrine do segmento no Brasil e na América Latina, e proporciona o encontro de centenas de expositores com leigos, religiosos e clérigos de todo o mundo. Este ano, na 17ª edição, são mais de 200 expositores de livros e artigos religiosos, móveis, equipamentos e serviços para igrejas, e 20 mil visitantes que participam de 16 eventos simultâneos no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP).

O evento promove seminários que acontecem simultaneamente e com muitas novidades na programação, além de homenagear os santuários católicos nacionais e internacionais. Agências de turismo, santuários, editoras, empresas de arquitetura e instituições católicas também estão presentes.

Romeiros, peregrinos, agentes de turismo, estudantes e profissionais do trade participam do evento. O tema da ExpoCatólica 2024 também reflete a ideia de Turismo Religioso: “Novos caminhos, o mesmo propósito: Evangelizar”, ressaltando a importância de percorrer caminhos para a evangelização.

Veja também