Furacão Beryl toca o solo no México
O fenômeno chegou com ventos sustentados de 175 km/h e picos de 220 km/h, de acordo com a Comissão Nacional de Águas (Canagua) do México.
O furacão Beryl tocou o solo na manhã desta sexta-feira (5) na península de Yucatán, nordeste de Tulum, conforme anunciado pelo Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos. O fenômeno chegou com ventos sustentados de 175 km/h e picos de 220 km/h, de acordo com a Comissão Nacional de Águas (Canagua) do México.
Autoridades locais haviam emitido alerta vermelho, resultando na evacuação de centenas de turistas e na suspensão das aulas desde quinta-feira (4/7). Beryl, que anteriormente atingiu a categoria 5 enquanto passava pelo Caribe, segue em direção ao oeste e noroeste. Atravessando a península de Yucatán, com previsão de alcançar o Golfo do México e, posteriormente, o estado de Taumalipas, na fronteira com o Texas, nos Estados Unidos.
A passagem do furacão pelo Caribe e pela Venezuela já resultou em sete mortes. Marca o início da temporada 2024 no Atlântico, com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) prevendo até sete tempestades de categoria 3 ou superior