O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

segunda-feira, 12 de agosto de 2024
Domínio Britânico

Russell surpreende e conquista pole position em Silverstone

Mercedes ocupa as duas primeiras posições, com Hamilton em segundo e Norris em terceiro pela McLaren

Postado em 6 de julho de 2024 por Vitória Bronzati

George Russell garantiu a pole position no Grande Prêmio da Grã-Bretanha, com a Mercedes dominando a primeira fila após Lewis Hamilton conquistar o segundo lugar. Russell cravou 1m25.819s em sua última tentativa no Q3, superando Hamilton por 0.171s. Lando Norris completou o top 3 totalmente britânico, colocando a McLaren em terceiro lugar.

Max Verstappen enfrentou dificuldades após escapar da pista no Q1 e ficou em quarto, seguido por Oscar Piastri em quinto. Hulkenberg surpreendeu ao garantir a sexta posição com a Haas, à frente de Carlos Sainz. Lance Stroll e Fernando Alonso ficaram em oitavo e décimo, respectivamente, com Alex Albon, da Williams, entre eles na nona posição.

Charles Leclerc teve um dia decepcionante, sendo eliminado na Q2 e largando em 11º. Ele será acompanhado por Logan Sargeant em 12º, marcando a melhor performance de qualificação do americano no ano. Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo, da RB, ficaram em 13º e 15º, com Zhou Guanyu, da Kick Sauber, entre eles em 14º.

Ao contrário do companheiro de equipe, Valtteri Bottas não conseguiu avançar para a Q2, ficando em 16º, seguido por Kevin Magnussen em 17º. Esteban Ocon e Pierre Gasly tiveram uma performance abaixo do esperado, ficando em 18º e 20º, com Gasly já penalizado para largar do fim do grid. Sergio Perez terminou em 19º após ficar preso na brita nos minutos iniciais do Q1.

01 5 2

Resumo da Qualificação

No Q1, Hamilton foi o mais rápido enquanto Perez teve uma saída de pista precoce. A sessão começou em condições secas, com os primeiros pilotos utilizando pneus intermediários. Verstappen estabeleceu o primeiro tempo de referência, seguido por Norris, Russell e Hamilton.

Perez ficou preso na brita na curva Copse, interrompendo a sessão. Hamilton liderou a tabela de tempos com 1m 29.547s. Zhou Guanyu impressionou ao colocar seu Kick Sauber em oitavo lugar. Bottas, Magnussen, Ocon e Gasly foram eliminados no Q1, junto com Perez.

No Q2, Norris foi o mais rápido, com Leclerc sendo empurrado para fora da zona de classificação no final. A sessão viu Stroll, Leclerc, Zhou, Tsunoda e Ricciardo em risco, com Norris, Russell e Hamilton estabelecendo um top 3 britânico. Verstappen, inicialmente em perigo, melhorou para o sexto lugar.

No Q3, Russell garantiu a pole position, seguido por Hamilton e Norris. A sessão começou tranquila, com os mecânicos da Red Bull avaliando possíveis danos no carro de Verstappen. Russell superou Norris com um tempo de 1m 25.819s, garantindo a pole. Verstappen terminou em quarto, seguido por Piastri, Hulkenberg, Sainz, Stroll, Albon e Alonso.

Russell expressou sua felicidade após a sessão: “Que sensação! No início deste ano, nem sonhávamos em estar na pole aqui, e um dois para Lewis e eu, Lando em P3… É incrível. É graças a todos esses fãs também, eles nos dão tanta energia, então muito obrigado por isso.”

Veja também