O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Domínio Britânico

Russell surpreende e conquista pole position em Silverstone

Mercedes ocupa as duas primeiras posições, com Hamilton em segundo e Norris em terceiro pela McLaren

Postado em 6 de julho de 2024 por Vitória Bronzati

George Russell garantiu a pole position no Grande Prêmio da Grã-Bretanha, com a Mercedes dominando a primeira fila após Lewis Hamilton conquistar o segundo lugar. Russell cravou 1m25.819s em sua última tentativa no Q3, superando Hamilton por 0.171s. Lando Norris completou o top 3 totalmente britânico, colocando a McLaren em terceiro lugar.

Max Verstappen enfrentou dificuldades após escapar da pista no Q1 e ficou em quarto, seguido por Oscar Piastri em quinto. Hulkenberg surpreendeu ao garantir a sexta posição com a Haas, à frente de Carlos Sainz. Lance Stroll e Fernando Alonso ficaram em oitavo e décimo, respectivamente, com Alex Albon, da Williams, entre eles na nona posição.

Charles Leclerc teve um dia decepcionante, sendo eliminado na Q2 e largando em 11º. Ele será acompanhado por Logan Sargeant em 12º, marcando a melhor performance de qualificação do americano no ano. Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo, da RB, ficaram em 13º e 15º, com Zhou Guanyu, da Kick Sauber, entre eles em 14º.

Ao contrário do companheiro de equipe, Valtteri Bottas não conseguiu avançar para a Q2, ficando em 16º, seguido por Kevin Magnussen em 17º. Esteban Ocon e Pierre Gasly tiveram uma performance abaixo do esperado, ficando em 18º e 20º, com Gasly já penalizado para largar do fim do grid. Sergio Perez terminou em 19º após ficar preso na brita nos minutos iniciais do Q1.

Resumo da Qualificação

No Q1, Hamilton foi o mais rápido enquanto Perez teve uma saída de pista precoce. A sessão começou em condições secas, com os primeiros pilotos utilizando pneus intermediários. Verstappen estabeleceu o primeiro tempo de referência, seguido por Norris, Russell e Hamilton.

Perez ficou preso na brita na curva Copse, interrompendo a sessão. Hamilton liderou a tabela de tempos com 1m 29.547s. Zhou Guanyu impressionou ao colocar seu Kick Sauber em oitavo lugar. Bottas, Magnussen, Ocon e Gasly foram eliminados no Q1, junto com Perez.

No Q2, Norris foi o mais rápido, com Leclerc sendo empurrado para fora da zona de classificação no final. A sessão viu Stroll, Leclerc, Zhou, Tsunoda e Ricciardo em risco, com Norris, Russell e Hamilton estabelecendo um top 3 britânico. Verstappen, inicialmente em perigo, melhorou para o sexto lugar.

No Q3, Russell garantiu a pole position, seguido por Hamilton e Norris. A sessão começou tranquila, com os mecânicos da Red Bull avaliando possíveis danos no carro de Verstappen. Russell superou Norris com um tempo de 1m 25.819s, garantindo a pole. Verstappen terminou em quarto, seguido por Piastri, Hulkenberg, Sainz, Stroll, Albon e Alonso.

Russell expressou sua felicidade após a sessão: “Que sensação! No início deste ano, nem sonhávamos em estar na pole aqui, e um dois para Lewis e eu, Lando em P3… É incrível. É graças a todos esses fãs também, eles nos dão tanta energia, então muito obrigado por isso.”

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também