O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

domingo, 11 de agosto de 2024
Mundial de Endurance

WEC traz “espírito de Le Mans” de volta ao Brasil dez anos depois

No melhor momento da sua história e com número recorde de montadoras no grid, categoria regressa ao Brasil trazendo a perspectiva de um evento inesquecível para agradar fãs de várias gerações e paixões distintas

Postado em 9 de julho de 2024 por Vitória Bronzati
440201 1114815 dppiproduction 00002111 0310 scaled 1
O brasileiro Augusto Farfus é um dos postulantes ao título mundial na classe LMGT3 | Foto: DPPI/FIA WEC

A Rolex 6 Horas de São Paulo vai começar. Depois de uma década, a espera pela presença dos carros mais incríveis e tecnológicos do automobilismo mundial em Interlagos terá fim nesta semana, quando 19 hypercars, 18 LMGT3 e quase 110 pilotos vão acelerar em um dos autódromos mais amados do planeta. Entre sexta-feira e domingo (12 a 14 de julho), o Brasil receberá a quinta etapa da temporada 2024 do FIA WEC, o Campeonato Mundial de Endurance, em um evento emocionante que promete entusiasmar fãs de todas as gerações e gostos distintos. E além de toda a ação na pista de 4.309 metros, o autódromo localizado na capital paulista terá um amplo espaço dedicado ao público: a Fan Zone será palco de um verdadeiro festival, abrigando múltiplas opções de diversão e entretenimento para toda a família, em uma celebração da união entre o esporte a motor e a cultura brasileira.

O Campeonato Mundial de Endurance da FIA tem em 2024 a sua 12ª temporada e vive neste ano o seu auge, com a reunião de 14 montadoras emblemáticas, que povoam o imaginário do amante das corridas: Porsche, Lamborghini, Ferrari, Toyota, McLaren, Peugeot, Aston Martin, BMW, Cadillac, Corvette, Ford, Isotta Fraschini, Alpine e Lexus compõem um grid que — exceção feita às 24 Horas de Le Mans — coloca a cada etapa do campeonato um total de 37 carros no grid, divididos entre as classes Hypercar, e seus superprotótipos, e a LMGT3, com os Gran Turismo mais aclamados das pistas.

A etapa brasileira do FIA WEC 2024 será disputada quase um mês depois das 24 Horas de Le Mans, a mais famosa corrida de Endurance do automobilismo mundial. Além da prova francesa, vencida de forma marcante pela Ferrari e os pilotos Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen a bordo da 499P #50, já foram realizadas neste ano a Qatar Airways 1812 Km do Qatar, em março; as 6 Horas de Ímola, em abril; e a TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps, em maio. Depois da Rolex 6 Horas de São Paulo, o calendário dará a volta ao mundo e seguirá para Austin, nos Estados Unidos, com a Lone Star Le Mans, em 1º de setembro. 15 dias depois, o campeonato vai acelerar no Japão com as 6 Horas de Fuji e, em 2 de novembro, fará a última etapa do ano, a Bapco Energies 8 Horas do Bahrein.

Em ano especial por reunir número recorde de montadoras, o Mundial de Endurance também se notabiliza por ter no grid pilotos de relevo mundial como Valentino Rossi — nove vezes campeão mundial de motovelocidade —, Jenson Button — campeão mundial de Fórmula 1 em 2009 —, Robert Kubica, Mick Schumacher, além de campeões do FIA WEC como Kamui Kobayashi, José María López, Mike Conway, Brendon Hartley e Sébastien Buemi, entre tantos outros.

O Brasil será muito bem representado no grid da Rolex 6 Horas de São Paulo com dois pilotos que competem na classe LMGT3: o experiente curitibano Augusto Farfus disputa o Mundial com o Team WRT, é um dos pilotos da BMW M4 LMGT3 #31 e está na luta direta pelo título mundial, sendo o terceiro colocado do campeonato, a dois pontos do trio líder da tabela. E o carioca Nicolas Costa faz seu ano de estreia no FIA WEC, já liderou corridas como em Le Mans e vai acelerar a McLaren 720S Evo LMGT3 #59 da equipe United Autosports diante do público em Interlagos, em ano que vem provando ser de muito crescimento na competição. Tanto Augusto como Nicolas buscam a primeira vitória de um piloto brasileiro correndo em casa no Mundial de Endurance.

Um grande festival

Além de toda a ação que promete encantar o amante do automobilismo na pista, a Fan Zone será uma das grandes atrações do fim de semana em Interlagos, uma vez que representará o encontro do automobilismo com a arte. O espaço se tornará um circo a céu aberto, onde serão abertas as cortinas para um Brasil do futuro, entregando atrações para toda a família como roda gigante, simuladores e exposições para colocar o fã no clima do fim de semana da Rolex 6 Horas de São Paulo. A área gourmet também estará à espera do público com uma praça de alimentação totalmente coberta, além de locais para relaxar.

De sexta-feira a domingo, estarão no palco artistas de diversas ‘tribos’ e DJs de sucesso. Além do ‘headliner’ Michel Teló — que vai se apresentar no começo da noite de sábado —, estão confirmados nomes como BNegão, Mestrinho com participação de Chico César, Mari Merenda e convidados, Hurricane, Orquestra Mundana e Yohan Kisser. O line-up é diverso e representa a pluralidade musical e cultural do povo brasileiro.

Outra atração confirmada será Edy Star, o único Kavernista vivo — em referência ao disco Sociedade da Grã Ordem Kavernista, do lendário Raul Seixas. O músico apresenta sucessos do álbum, além de clássicos do repertório de seu amigo e parceiro profissional. Na sexta-feira, os amantes do rock terão a oportunidade de apreciar um line-up dedicado ao Dia do Rock, comemorado mundialmente em 13 de julho, trazendo bandas como Hammerhead Blues e Hurricanes.

A programação dedicada aos entusiastas do mundo automobilístico reserva ainda exposições com fotos, troféus e carros clássicos, desfiles inéditos da Ferrari, Porsche e pilotos, e o mais esperado: o Pit Walk, oportunidade única para fãs que adquiriram o passe de visitação se aproximarem dos boxes das equipes e interagirem com seus ídolos antes da corrida, aproveitando bem de perto o clima do paddock.

E para o fã que quiser levar para casa lembranças de um evento único e inesquecível, a loja oficial do FIA WEC estará montada em Interlagos, com vários itens promocionais do evento.

Agenda cheia

O cronograma oficial da Rolex 6 Horas de São Paulo tem atividades de pista a partir de sexta-feira (12), quando serão realizados dois treinos livres, de 90 minutos cada. A primeira sessão está marcada para as 10h45, enquanto a atividade complementar do dia acontece às 15h15. As classes Hypercar e LMGT3 vão simultaneamente acelerar no traçado paulistano.

O sábado promete ser empolgante em Interlagos. Depois do treino livre 3, marcado para 10h30 e com duração de 60 minutos, os pilotos do FIA WEC voltam à pista paulistana a partir 14h30 para as sessões classificatórias: primeiro para a LMGT3 e, com início às 15h10, a tomada de tempos e a hyperpole da classe Hypercar, definindo assim os poles da Rolex 6 Horas de São Paulo.

Domingo reservará o ápice do fim de semana: a Rolex 6 Horas de São Paulo tem largada marcada para as 11h30. Às 18h25, depois da festa do pódio no “templo do automobilismo brasileiro”, acontece a entrevista coletiva pós-corrida com os vencedores da etapa brasileira do FIA WEC.

Conhecida mundialmente pela sua instabilidade e imprevisibilidade climática, Interlagos promete muitas surpresas dos céus no fim de semana. O retorno do FIA WEC ao Brasil vai coincidir com a chegada de uma frente fria que trará também considerável possibilidade de chuva para os próximos dias.

Segundo o site especializado ‘Weather Channel’, os dias mais frios serão sábado e domingo, quando a temperatura ambiente máxima não vai passar dos 15ºC. A previsão é de ventos em velocidade moderada, por volta dos 13 km/h, e 60% de chance de chuva para os dias mais movimentados de atividades de pista na capital paulista.

Como assistir

O pacote de transmissões do FIA WEC para a temporada 2024 oferece ao fã multiplataformas para acompanhar cada segundo de ação em Interlagos no fim de semana da Rolex 6 Horas de São Paulo.

Na TV aberta, a Band vai exibir flashes ao vivo da corrida, no domingo, durante o programa ‘Show do Esporte’. Já na TV por assinatura, o canal BandSports vai exibir todas as atividades de pista previstas para o fim de semana da Rolex 6 Horas de São Paulo de forma integral, da mesma forma também pelo canal no YouTube Esporte na Band, site da Band e no aplicativo Bandplay.

E o site Grande Prêmio, por meio dos seus canais no YouTube e na plataforma TikTok, também vai transmitir ao vivo e de graça, direto de Interlagos, o treino livre 3, a sessão classificatória e a hyperpole, no sábado, e o evento principal, a Rolex 6 Horas de São Paulo, no domingo.

Veja também