Nicolas Costa lidera treino em sexta-feira da Rolex 6 Horas de São Paulo
A melhor volta do dia na classe Hypercar ficou com a Toyota Gazoo Racing, com direito a dobradinha no treino da tarde
Finalmente, depois de dez anos, o “espírito de Le Mans” está de volta ao Brasil. A sexta-feira (12) representou o início das atividades de pista das 6 Horas de São Paulo. O Autódromo de Interlagos foi palco de duas sessões de treinos livres, nas quais 37 carros, sendo 19 hypercars e 18 LMGT3, aceleraram em busca dos melhores tempos e da melhor compreensão do mais curto traçado do calendário, com 4.309 metros, que oferece um grande desafio aos mais de 100 pilotos inscritos para a jornada deste fim de semana.
Na pista onde venceu pela primeira vez no FIA WEC, em 2012, a Toyota Gazoo Racing foi a grande protagonista na principal classe do Mundial de Endurance e registrou dobradinha, com os dois melhores tempos da sexta-feira: Sébastien Buemi virou 1min25s727 em volta mais rápida com o Toyota GR010 – Hybrid #8, enquanto Kamui Kobayashi — piloto e chefe da equipe — foi o segundo colocado. Na LMGT3, Nicolas Costa foi o mais rápido do treino livre 1 com a McLaren 720S Evo #59 da United Autosports e concluiu o dia com o segundo melhor tempo, só atrás do argentino José María “Pechito” López, que comandou a segunda sessão do dia na capital paulista com o Lexus RC F #87 da Akkodis ASP Team ao anotar 1min35s725.
Os carros aceleraram no “templo do automobilismo brasileiro” em um dia típico de inverno paulistano. O primeiro treino do dia começou com pista molhada em razão da insistente garoa que deu as caras no circuito paulistano.
O melhor tempo do treino livre 1 entre os hypercars ficou com o suíço Nico Müller, que anotou 1min26s341 em sua volta mais rápida a bordo do Peugeot 9X8 #93 da Peugeot TotalEnergies. Earl Bamber colocou a Cadillac Racing na segunda colocação, a 0s179 do primeiro lugar, enquanto André Lotterer, com o Porsche 963 #6 da Porsche Penske Motorsport que lidera o campeonato, foi o terceiro.
Nicolas Costa voltou a acelerar em Interlagos, desta vez como um dos integrantes do grid do Campeonato Mundial de Endurance liderando a classe LMGT3 na primeira atividade do dia. O piloto da United Autosports marcou 1min35s881 na sua melhor passagem com a McLaren 720S LMGT3 Evo #59 — tripulado também por James Cottingham e Grégoire Saucy —, em uma sessão de muito equilíbrio, onde o segundo colocado, o Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #27 da Heart of Racing Team ficou atrás por apenas 0s003.
Tendo o brasileiro Augusto Farfus na sua tripulação, a BMW M4 LMGT3 #31 finalizou a manhã em sétimo lugar na LMGT3. O carro foi pilotado pelo indonésio Sean Gelael. Logo atrás, em oitavo, ficou a lenda mundial do esporte a motor Valentino Rossi, que pela primeira vez pilotou em Interlagos, com a BMW M4 #46 do Team WRT.
O treino livre da manhã foi finalizado com bandeira vermelha minutos antes do previsto em razão de um forte acidente sofrido pelo francês Arnold Robin, que perdeu o controle do Lexus RC F LMGT3 #78 da Akkodis ASP Team. O piloto foi levado para o hospital para a realização de exames, mas foi liberado pouco depois da batida e regressou a Interlagos no começo desta tarde. Entretanto, a equipe salientou que os “danos irreparáveis” impedem a continuidade do carro na sequência do fim de semana no Brasil.
Toyota com 1-2 em treino apertado
Com duas horas e 15 minutos, o treino livre da tarde teve uma duração bem maior que o previsto anteriormente (90 minutos) em razão do tempo de paralisação na sessão da manhã.
Tal qual no primeiro treino, a atividade que complementou o cronograma da sexta-feira foi de muito equilíbrio, que vem sendo uma das grandes características da temporada 2024. Os tempos registrados nas duas classes foram mais rápidos na comparação com o treino 1.
Na Hypercar, por exemplo, cinco carros foram separados por meros 0s142, sendo que a diferença entre os quatro primeiros colocados foi de apenas 0s049. A Toyota Gazoo Racing liderou com dobradinha, e o GR010 – Hybrid #8 foi o mais rápido tendo ao volante Buemi, Ryo Hirakawa e Brendon Hartley. A tripulação do #7, formada por Mike Conway, Nyck de Vries e Kamui Kobayashi, registrou 1min25s760 em sua melhor passagem, enquanto a Ferrari 499P #51, pilotada por Alessandro Pier Guidi, Antonio Giovinazzi e James Calado concluiu a sessão e o dia em terceiro lugar.
Depois do revés sofrido pela manhã, a Akkodis ASP Team liderou o treino da tarde e cravou a volta mais rápida do dia na LMGT3 pelas mãos de José María “Pechito” López: 1min35s725 a bordo do Lexus RC F LMGT3 #87, em carro pilotado também pelo francês Esteban Masson e o japonês Takeshi Kimura. A diferença para o carro segundo colocado, o Lamborghini Huracan LMGT3 #60 da Iron Lynx, foi de 0s325, enquanto a Ferrari 296 #55 da Vista AF Corse foi a terceira melhor colocada da sessão. Com foco no ritmo de corrida, a McLaren #59 de Nicolas Costa finalizou a tarde no top-10 e a BMW M4 #31 de Farfus, Sean Gelael e Darren Leung fechou a sessão em 13º lugar.
Brasileiros explicam sexta-feira
Líder do primeiro treino e dono do segundo melhor tempo na LMGT3 nesta sexta-feira, Nicolas comemorou a performance e revelou ter ficado até surpreso. “Fizemos ótimos treinos hoje aqui. O primeiro foi em condições mistas, de molhado e seco: conseguimos acertar uma volta muito boa e lideramos, o que foi muito legal. Na segunda sessão testamos outras condições do carro, acertos diferentes, não focamos tanto no tempo de volta, mas sim em simulação de corrida. Mesmo assim, conseguimos nos colocar bem. Para minha surpresa, ficamos com o segundo melhor tempo de todo o dia”, declarou.
“No geral, fecho hoje bem feliz com o dia que tivemos e fico ansioso para ver o quanto vamos evoluir amanhã”, complementou o piloto da United Autosports.
Por sua vez, Augusto Farfus revelou uma preocupação para a sequência dos trabalhos em Interlagos, mas reafirmou a confiança no trabalho do Team WRT para deixar a BMW M4 competitiva o bastante para buscar um grande resultado no domingo em São Paulo.
“O consumo de pneus aqui é mais alto que o esperado, então esse é um ponto crucial para a corrida. Acho que temos um carro com muito trabalho pela frente e vamos precisar trabalhar bastante nesta noite para tentar encontrar um equilíbrio melhor para amanhã. Mas a equipe vem fazendo um bom trabalho, e amanhã vamos acordar com um acerto melhor”, afirmou o paranaense.
Programação e transmissão
O sábado promete ser empolgante em Interlagos desde a manhã. Depois do treino livre 3, marcado para 10h30 e com duração de 60 minutos, os pilotos do FIA WEC voltam à pista paulistana a partir 14h30 para as sessões classificatórias: primeiro para a LMGT3 e, com início às 15h10, a tomada de tempos e a hyperpole da classe Hypercar, definindo assim os poles da Rolex 6 Horas de São Paulo.
A programação dedicada aos entusiastas do mundo automobilístico garante ainda exposições com fotos, troféus e carros clássicos, desfiles inéditos da Ferrari, Porsche e pilotos, e o mais esperado, Pit Walk, uma oportunidade única para os fãs, que adquiriram o passe de visitação, se aproximarem dos boxes das equipes e interagirem com os pilotos antes da corrida, aproveitando o clima do paddock de perto.
Domingo reservará o ápice do fim de semana. Com 37 carros na pista, sendo 19 hypercars e 18 GT3, e um total de quase 110 pilotos acelerando em Interlagos, a prova tem largada marcada para 11h30. Às 18h25, depois da festa do pódio no “templo do automobilismo brasileiro”, acontece a entrevista coletiva pós-corrida com os vencedores da etapa brasileira do FIA WEC.
A partir deste sábado, o fã poderá acompanhar cada minuto de ação na pista da Rolex 6 Horas de São Paulo. Na TV por assinatura, o canal BandSports vai exibir, a partir de sábado, as atividades de pista previstas para a sequência do fim de semana de forma integral, da mesma forma também pelo canal no YouTube Esporte na Band, site da Band e no aplicativo Bandplay. Na TV aberta, a Band vai exibir flashes ao vivo da corrida, no domingo, durante o programa ‘Show do Esporte’.
E o site Grande Prêmio, por meio dos seus canais no YouTube e na plataforma TikTok, também vai transmitir ao vivo e de graça, direto de Interlagos, o treino livre 3, a sessão classificatória e a hyperpole, no sábado, e o evento principal, a Rolex 6 Horas de São Paulo, no domingo.