O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Imunizante

Baixa procura por vacina contra dengue preocupa autoridades em Goiás

Só neste ano, mais de 300 mortes pela dengue foram registradas em Goiás.

Postado em 15 de julho de 2024 por Redação
38.721 doses da vacina Qdenga chega a Goiás - Foto: Iron Braz

Nesta segunda-feira (15/07), o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), deu início à distribuição de mais 38.721 doses da vacina Qdenga. O Ministério da Saúde repassará as doses para os 246 municípios goianos aplicarem a primeira e segunda dose no esquema de vacinação contra a dengue.

Flúvia Amorim, superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, ressalta a importância da vacinação completa para garantir proteção eficaz contra a doença. A vacina Qdenga está disponível para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, além de adultos até 59 anos. Que foram incluídos na ampliação do público-alvo em abril.

É obrigatório que os municípios registrem as doses aplicadas no sistema de informação do Ministério da Saúde para receberem as doses necessárias à complementação do esquema vacinal.

Baixa procura da população

Apesar do avanço alarmante de 355% nos casos de dengue em 2024 em comparação com o ano anterior. Com 390.019 casos notificados e 242.587 confirmados, a SES-GO destaca que há baixa adesão à vacinação. Mais de 118 mil pessoas em Goiás ainda não receberam a segunda dose da Qdenga, essencial para proteção contínua contra a doença.

A Superintendente de Vigilância em Saúde do Estado de Goiás Flúvia Amorim enfatiza a necessidade urgente de maior adesão à vacinação:

“Apesar de termos passado do período crítico, os casos de dengue continuam ocorrendo”.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também