Cerrado Galeria democratiza acesso à arte com visitas guiadas gratuitas
Espaço em Goiânia promove encontros mensais para aproximar público das obras
Aproximar a população das obras de arte, democratizando o acesso à cultura e difundindo o conhecimento, é o objetivo da unidade da Cerrado Galeria em Goiânia, ao promover visitas guiadas às peças em exposição, de forma gratuita para pessoas de todas as idades. A cada mês, sempre num sábado, é realizada uma visita guiada, que representa também uma opção de programação cultural, inclusive durante as férias escolares, como neste mês de julho.
A diretora da unidade de Goiânia, Júlia Mazzutti, reforça que possibilitar o acesso às obras do espaço de maneira mais próxima e detalhada é uma ação relevante tanto para o público quanto para a própria galeria, que desempenha um papel social, inclusive. “As visitas guiadas são um importante recurso para a formação do público e a democratização da arte, tendo um cunho cultural e educacional. Por meio delas, a galeria consegue trazer mais frequentadores e aproximá-los dos assuntos tratados pelos artistas de maneira leve e participativa”, destaca.
A professora e doutora em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Anna Paula Daher, é a responsável por guiar os participantes nessas visitas, que têm início sempre às 11h e têm cerca de uma hora de duração. Há dois tipos de visitas guiadas: uma em que ela aborda a exposição de um determinado artista que esteja em cartaz na galeria no momento e outra em que fala sobre as obras dos diversos artistas que compõem o acervo do espaço.
Essas duas opções variam em cada mês, de acordo com a programação da Galeria. Durante as visitas, Anna Paula realiza apresentações que contêm informações sobre a trajetória de cada artista, as técnicas utilizadas por eles e os detalhes de cada trabalho exposto, fazendo também uma contextualização com a História da Arte.
Os interessados em participar das visitas guiadas precisam apenas comparecer ao evento, sem necessidade de realizar agendamento. As visitas fazem parte das atividades regulares da galeria, mas o sábado em que elas são realizadas muda a cada mês por causa da programação do espaço, que engloba ainda abertura de mostras e participação em eventos de arte, entre outras ações.
A equipe sempre informa ao público o sábado escolhido para a realização da visita guiada em cada respectivo mês pelo perfil no Instagram (@cerrado.galeria). Não há limite mínimo ou máximo de idade para a participação e cada visita guiada contempla até 80 pessoas. Se o número de interessados for superior a esse, a galeria pode promover outra sessão.
Caso grupos grandes pré-definidos, como turmas escolares ou de universidades, desejem fazer a visita guiada, é necessário entrar em contato pelo telefone (62) 99306-9610. Assim, será agendado um dia específico para essa visita, fora da programação normal, mas também de maneira gratuita.