O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 13 de outubro de 2024
Qdenga

Mais de 38 mil doses da vacina contra dengue são distribuídas em Goiás

Imunizante será encaminhado aos 246 municípios para reforçar a vacinação e será usado para a aplicação da primeira e da segunda dose

Postado em 15 de julho de 2024 por Vitória Bronzati

O Governo de Goiás começou, nesta segunda-feira (15), a distribuição de mais 38.721 doses da vacina Qdenga. As doses repassadas ao estado pelo Ministério da Saúde (MS) serão entregues aos 246 municípios goianos. Profissionais da saúde utilizarão o imunizante para aplicar a primeira e a segunda dose da vacina contra a dengue, conforme o esquema vacinal recomendado.

A superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Flúvia Amorim, destaca a importância das pessoas tomarem as duas doses da vacina para garantir a efetiva proteção contra a doença. Atualmente a Qdenga está disponível para aplicação em crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 16 anos. Adultos de até 59 anos que se vacinaram durante a ampliação do público-alvo, em abril, também devem procurar um dos postos de imunização do Estado. 

Flúvia Amorim assinala que os municípios que iniciarem a administração da primeira dose devem, obrigatoriamente, fazer o registro das doses aplicadas no sistema de informação, conforme determina o Ministério da Saúde. O registro constitui uma garantia para que o município receba as doses necessárias à complementação do esquema vacinal (segunda dose). 

Baixa adesão

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) notificou 390.019 casos de dengue no estado neste ano, dos quais 242.587 foram confirmados. Os números representam um avanço de 355% em relação aos casos notificados em 2023. A SES lembra que, apesar das 330 mortes ocorridas neste ano, ainda há pouca adesão da população à vacinação. 

O Ministério da Saúde informa no site oficial que ainda não retornaram aos postos para receber a segunda dose mais de 118 mil pessoas em Goiás. A segunda dose, administrada 90 dias após a aplicação da primeira dose, é crucial para completar o esquema vacinal e garantir a máxima proteção contra a Covid-19. Flúvia Amorim acentua que a baixa adesão é extremamente preocupante. “Apesar de termos saído do período crítico, os casos de dengue ainda estão ocorrendo”, afirma.