Governo e a regionalização da saúde, com mais leitos e tecnologia
Com R$ 241,5 milhões investidos no semestre, SES inaugurou Hospital de Águas Lindas
O Governo comemora avanço na regionalização da Saúde. Em apenas um trimestre, a gestão Caiado investiu R$ 241,5 milhões.
Com isso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) contabilizou, por exemplo, a inauguração do Hospital Estadual de Águas Lindas (Heal). Ao menos 600 atendimentos na primeira quinzena de funcionamento.
Leia mais: Pleito em Formosa resgata protagonismo em outubro
Ao mesmo tempo, a ampliação das obras do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora) e de ampliação do Hospital Estadual de Trindade (Hetrin).
Também ampliou a oferta de cirurgias eletivas e transplantes de órgãos e tecidos, graças a uma gestão séria e inteligente que permitiu ainda assumir a regulação de unidades psiquiátricas e do Centro de Referência em Oftalmologia (Cerof/UFG).
O secretário estadual Rasível Santos comemora a evolução contínua dos serviços geridos pela pasta. “É resultado do planejamento, da estratégia de regionalização instituída pelo governador Ronaldo Caiado e que continuará evoluindo”, afirmou.
A SES-GO ainda ampliou a rede de identificação de tuberculose em três regionais, e criou o Respira Goiás, para levar aos municípios exames para detectar, de forma mais rápida, doenças como tuberculose e asma. “A parceria com os municípios é fundamental para ampliar e qualificar o atendimento, sobretudo, na atenção básica”, observou Rasível. Ele cita ainda o cofinanciamento a programas de vigilância em saúde, que ajuda os municípios a ampliarem as coberturas vacinais, por exemplo.