O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Clima

Amplitude térmica deve chegar a 17º C em Goiânia

Previsão de mínimas de 13ºC e máximas de 30ºC durante as tardes na próxima semana

Postado em 19 de julho de 2024 por Redação
Mudanças drásticas de temperatura como as que Goiânia

Os dias em Goiânia têm registrado uma grande amplitude térmica, com manhãs frias e tardes quentes. A previsão para a próxima semana indica que essas variações podem chegar a 17ºC. A diferença significativa entre as temperaturas mínimas e máximas tem sido uma característica marcante do clima na capital goiana.

Segundo a Climatempo, consideram uma amplitude térmica pequena quando a diferença entre a temperatura mínima e máxima fica entre 0°C e 5°C. Em dias normais, a variação é de 10°C a 12°C. No entanto, classificam a amplitude térmica como grande quando a diferença atinge ou supera 15°C. Esse fenômeno pode ocorrer em qualquer época do ano e em diversos locais.

A Climatempo explica que a variação de temperatura ao longo do dia está ligada principalmente à radiação solar. Em dias com céu limpo, como tem sido observado recentemente em Goiás, os raios solares atingem a superfície terrestre com mais intensidade, já que há menos nuvens para bloquear a passagem. Por outro lado, à noite, a ausência de nuvens permite que a radiação dissipada se perca mais rapidamente, resultando em temperaturas mais baixas.

Risco de desidratação: clima seco em Goiânia impacta na saúde

Cuidados com a Saúde

Mudanças drásticas de temperatura, como as que Goiânia está experimentando, podem exigir cuidados para evitar problemas como o choque térmico.

O choque térmico ocorre quando o corpo passa rapidamente de um ambiente frio para um quente, ou vice-versa. Isso faz com que o sistema nervoso, responsável por regular a temperatura do corpo, não consiga se ajustar a tempo.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.