O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Automobilismo Nacional

Com empate e disputas acirradas, Turismo Nacional tem imprevisibilidade como marca em 2024

Conhecida pelo alto nível dos seus pilotos e pelas batalhas aguerridas na pista, a categoria também se destaca pelas muitas corridas emocionantes ao longo da temporada

Postado em 19 de julho de 2024 por Vitória Bronzati
A Turismo Nacional vem entregando grandes corridas e boas batalhas em 2024 | Foto: Rafael Gagliano/Vicar

A Turismo Nacional chega a Interlagos neste fim de semana (20 e 21 de julho) para completar a primeira metade da temporada 2024, com a quarta etapa do campeonato. A corrida marca a terceira rodada Sprint do ano e promete corridas emocionantes e disputas imprevisíveis pelos títulos em jogo.

Após 13 corridas, incluindo uma Endurance, a tabela de pontos está acirrada. Na classe B, há um empate entre Daniel Nino e João Cardoso, ambos com 242 pontos. Na classe A, Rafael Reis lidera os campeonatos Overall e Sprint com 212 pontos, após uma campanha baseada na regularidade.

Rafael Reis, que estreou na Turismo Nacional em abril, venceu três das seis corridas em Interlagos e manteve bons resultados em Cascavel, fechando todas as seis corridas entre os seis primeiros. Ernani Kuhn, vice-campeão do ano passado, é o maior vencedor do ano com cinco vitórias e ocupa a vice-liderança Overall com 178 pontos.

Juninho Berlanda, tricampeão da categoria, venceu duas provas em Cascavel e subiu para o segundo lugar no campeonato Sprint. Outros destaques incluem Arthur Scherer, com performance ascendente, e Pablo Alves, conhecido por sua persistência. Gui Sirtoli e Luti Soares também são nomes fortes na competição.

Batalha ponto a ponto

Um dos pontos altos da temporada é a disputa pelo título da categoria B. O carioca há tempos residente em São Paulo Daniel Nino e o gaúcho João Cardoso estão rigorosamente empatados no campeonato Overall e somam 242 pontos cada. Os concorrentes dividem as honras quanto às vitórias conquistadas ao longo do calendário, com seis triunfos para cada um.

João Cardoso faz dupla com o conterrâneo Pedro Pinheiro a bordo do Chevrolet New Onix #109 da Auto Racing. O conjunto soma 216 tentos no campeonato Sprint e está a apenas dez pontos de Nino, que lidera a tabela pilotando o New Onix da WC6 Motorsport.

O campeonato da classe B reúne outros nomes que vem se notabilizando por campanhas bastante positivas, como é o caso do rookie goiano José Neto, que vem em terceiro no campeonato Sprint depois de ter marcado presença no top-5 das corridas de dez em 12 oportunidades, assim como o paranaense Junior Helte, mais um piloto que vem se destacando após acumular cada vez mais experiência no carro da Turismo Nacional.

Já o catarinense Rafael de Paula acumula sete presenças no top-5 e está em terceiro lugar no campeonato Overall, só atrás de Nino e João Cardoso. E o piloto mais jovem do grid, o paulista Victor Manzini, que completa 17 anos nesta quinta-feira, às vésperas da etapa de Interlagos, é o líder Overall na categoria Rookie, despontando com chances de buscar um título logo no seu primeiro ano correndo na Turismo Nacional.

Como assistir

A programação da Turismo Nacional será aberta na sexta-feira (19), um dia que promete ser muito movimentado para a categoria dos carros mais vendidos do Brasil, com três treinos livres — começando a partir de 8h35. No período da tarde, o apogeu ficará por conta da definição do grid de largada com a sessão classificatória, de início previsto para 16h05.

O sábado (20) será igualmente intenso para a TN, com a disputa de quatro corridas, sendo duas no período da manhã — a partir de 11h20 — e mais duas à tarde, com largada às 16h10 e 16h30. O domingo (21) fecha a primeira metade do campeonato com a quinta prova do fim de semana, às 9h35, enquanto a última corrida da rodada está agendada para começar às 15h45.

A partir deste fim de semana, a Turismo Nacional passa a ser transmitida ao vivo pela Zapping, plataforma líder de streaming de TV na América Latina, ampliando ainda mais o leque de canais que exibem as corridas da categoria. A competição também tem transmissão ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, canal Motorsport.tv Brasil no YouTube, canal do site Grande Prêmio no YouTube, Twitch do streamer Velho Vamp, Portal High Speed, mídias da emissora Catve e pelo canal Parc Fermé, com narração em italiano. O BandSports exibe um VT com os melhores momentos da etapa ao longo da próxima semana.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também