quinta-feira, 10 de setembro de 2026
Prefeitura de Goiânia

Corrida eleitoral em Goiânia: Pesquisa mostra empate técnico entre Vanderlan Cardoso (PSD) e Adriana Arccorsi (PT)

Rogério Cruz (SD) atual prefeito de Goiânia tem rejeição de mais de 43% dos Eleitores

Redaçãopor em
Corrida eleitoral em Goiânia: Pesquisa mostra empate técnico entre Vanderlan Cardoso (PSD) e Adriana Arccorsi (PT)
Pesquisa aponta disputa mais acirrada dos útimos anos | Foto: Prefeitura de Goiânia/SECOM

A primeira rodada da pesquisa Serpes/O Popular sobre as eleições em Goiânia aponta uma disputa acirrada para a prefeitura. O senador Vanderlan Cardoso (PSD) e a deputada federal Adriana Accorsi (PT) estão tecnicamente empatados, com 20% e 19% das intenções de voto, respectivamente. Sandro Mabel (UB), apesar de afastado da política por mais de dez anos, aparece logo atrás com 14,8%. Em seguida, Fred Rodrigues (PL) está em quarto lugar com 7,2%, seguido por o atual prefeito Rogério Cruz (SD) com 7%, e finalmente, o jornalista Mateus Ribeiro (PSDB) com 3,8%.

Adriana Accorsi tem uma forte presença na memória dos eleitores devido ao seu histórico como deputada estadual e por ter sido a primeira mulher a chefiar a Polícia Civil do Estado entre 2012 e 2013. Ela também é filha do ex-prefeito Darci Accorsi (PT). Vanderlan Cardoso, que perdeu a última eleição para Maguito Vilela/Rogério Cruz, também é uma figura bem conhecida entre os eleitores, estando tecnicamente empatado com Adriana nas pesquisas estimuladas e ocupando o segundo lugar nas espontâneas.

Crescimento de Sandro Mabel

Sandro Mabel destaca-se por seu crescimento significativo, especialmente em comparação com outras pesquisas realizadas em maio e junho. Ele é o pré-candidato que mais cresceu na pré-campanha, fato comemorado por seus apoiadores. Mabel conta com o apoio de grandes partidos como MDB, UB, e PP, além de outros menores como DC, Avante e Agir, e possivelmente o Republicanos. Esse apoio robusto fortalece sua campanha, dando-lhe mais tempo de rádio e televisão no horário eleitoral.

Durante a convenção do Partido Mobiliza, que oficializou seu apoio à pré-candidatura do prefeito Rogério Cruz, o prefeito demonstrou confiança no trabalho pré-eleitoral em desenvolvimento. Além disso, ele destacou que a pesquisa divulgada é apenas um retrato momentâneo e não determina o resultado final. Por outro lado, Rogério reconheceu que quem está na gestão enfrenta um maior desgaste no início do processo eleitoral, no entanto, acredita que isso se dissipará com a evolução da pré-campanha e a exposição das demais candidaturas.

Prefeito Rogério Cruz

Rogério enfatizou que, enquanto seus adversários estão focados em pré-campanhas, ele continua a gerenciar a cidade e planejar sua própria pré-campanha. Ele reafirmou que as pesquisas não afastarão possíveis aliados e que o trabalho continuará firme. O Partido Mobiliza é o primeiro a oficializar apoio a uma pré-candidatura em Goiânia, destacando a gestão corajosa de Rogério.

Jovair Arantes, secretário de Governo, e outras lideranças, como Ariane Fidelis e Divino Lemes, reforçaram a confiança na candidatura de Rogério. Eles sublinharam a importância da representatividade feminina e a força do grupo Mobiliza. Ariane Fidelis, presidente do Mobiliza Mulher, destacou a importância da representatividade feminina e reforçou o apoio a Rogério, afirmando que a união e a representatividade das mulheres farão a diferença na política de Goiânia.

Divino Lemes, ex-prefeito de Senador Canedo, defendeu o trabalho conjunto e acredita na força do grupo Mobiliza para mostrar o trabalho de Rogério aos cidadãos. Ele destacou que a união fortalece o Mobiliza e a vitória de Rogério.

A convenção, realizada na Câmara Municipal, contou com a presença de todos os pré-candidatos a vereador pela sigla, o chefe de gabinete do prefeito de Goiânia, José Firmino, secretários municipais e diversas lideranças. O apoio à pré-candidatura de Rogério foi homologado por aclamação.

Disputa acirrada

Essa primeira rodada de pesquisas revela um cenário eleitoral dinâmico e competitivo em Goiânia, com candidatos bem conhecidos pelo eleitorado e novos nomes ganhando força. A disputa promete ser intensa, com cada candidato trazendo suas propostas e buscando consolidar seu espaço junto aos eleitores da capital goiana.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Mário Frias

Operação Meak Up

Dino proíbe Mario Frias e outros investigados de deixar o país

Medida do STF também impede comunicação entre os 29 alvos; investigação apura possíveis irregu...
Moraes autoriza visitas permanentes a cinco pessoas próximas de Bolsonaro

visitas

Moraes autoriza visitas permanentes a cinco pessoas próximas de Bolsonaro

Decisão do ministro do STF prevê entradas em dias e horários determinados, mas mantém o senador ...
TRE-GO rejeita candidatura de Rafael Marra para deputado estadual

ELEIÇÕES 2026

TRE-GO rejeita candidatura de Rafael Marra para deputado estadual

Tribunal entendeu que político continuou exercendo atividades ligadas à Prefeitura de Caldas Novas...
Celina Leão

Impostos

Celina Leão descarta aumento de impostos no DF: “Precisamos ampliar a base de empresas, não elevar tributos”

Governadora defende atração de investimentos, criação de polos econômicos e autonomia financeir...
PF deflagra operação sobre suposto desvio de verbas públicas ligadas ao filme “Dark Horse”

Dark Horse

PF deflagra operação sobre suposto desvio de verbas públicas ligadas ao filme “Dark Horse”

Ao todo, 49 mandados de busca e apreensão foram cumpridos; deputado Mário Frias e empresária Kari...
Marconi defende atendimento mais rápido na saúde do Estado após caso trágico em Formosa

ELEIÇÕES 2026

Marconi defende atendimento mais rápido na saúde do Estado após caso trágico em Formosa

Candidato ao governo de Goiás afirma que episódio expõe falhas no atendimento e defende criação...
“A urgência de Brasília hoje é ter médico”, afirma Arruda em agenda de campanha

POLÍTICA

“A urgência de Brasília hoje é ter médico”, afirma Arruda em agenda de campanha

Candidato ao GDF passa por sabatina, conversa com servidores e percorre a Estrutural antes de partic...
Moraes cancela pronunciamento no STF após mudança na relatoria do caso

CRISE NO SUPREMO

Moraes cancela pronunciamento no STF após mudança na relatoria do caso

Ministro havia anunciado fala para esta quinta-feira; STF marcou para terça-feira (15) sessão do p...