Ronaldo Caiado transfere capital para a cidade de Goiás
O evento integra as comemorações pelos 297 anos do município
Nesta segunda-feira (22), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, fara a transferência a capital do estado para a cidade de Goiás. A cerimônia de instalação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário vai ocorrer às 17h30, em frente ao Palácio Conde dos Arcos, como parte das celebrações pelos 297 anos do município, comemorados no dia 25 de julho.
Durante o evento, secretarias estaduais e a prefeitura de Goiás vão assinar um Acordo de Cooperação Técnica para preservar o Rio Vermelho. Além disso, será lançado o Festival Arte Educativo de Goiás, com apresentações de estudantes da rede estadual em projetos de artes, música e dança.
A agenda do governador terá início , às 9h, com uma visita à Catedral de Sant’Ana, localizada na Praça do Coreto. A igreja está passando por um processo de restauração iniciado em fevereiro de 2023. Às 12h, no Palácio Conde dos Arcos, Caiado se reunirá com a diretoria da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Tradição e história
A transferência simbólica da capital do estado de Goiás é uma tradição que começou na gestão do político Mauro Borges e continuou até 1978. Ary Valadão interrompeu a solenidade, que Iris Rezende retomou em 1984 após criar a Lei número 9.314 de 21 de junho de 1983. Desde então, o evento ocorreu anualmente até 2020, quando a pandemia de Covid-19 o suspendeu, retornando em 2022.
Fundaram a cidade de Goiás, anteriormente chamada Vila Boa, em 1727, e ela foi a sede administrativa da Capitania de Goiás.