Adolescente morre por Nipah Vírus na Índia
Há 214 pessoas na lista de contatos primários do menino, 60 estão na categoria de alto risco
O estado indiano de Kerala, no sul, informou neste domingo (21) que um menino de 14 anos morreu devido ao vírus Nipah. O ministro da Saúde do estado afirmou que outras 60 pessoas estão em categoria de alto risco.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o Nipah como um patógeno prioritário devido ao seu potencial de desencadear uma epidemia. Com este caso, as autoridades determinaram o isolamento e monitoramento das pessoas que estiveram em contato com o menino.
Em comunicado à imprensa, o estado informou que há 214 pessoas na lista de contatos primários do menino. Entre elas, 60 estão na categoria de alto risco, e as instituições de saúde montaram enfermarias de isolamento para tratar os pacientes.
O governo estadual está trabalhando para rastrear as pessoas afetadas e conter a propagação do vírus. Em 2023, cerca de dez pessoas morreram devido à doença, e em 2018, dezenas.
Transmissão e sintomas do vírus Nipah
O contato direto com morcegos ou com os fluidos corporais de porcos infectados transmite o vírus Nipah para seres humanos. Não existe vacina ou tratamento específico para a infecção pelo Nipah.
O vírus pode causar dor de cabeça, dor muscular, vômitos, febre letal e inchaço no cérebro em humanos. Alguns indivíduos também sofrem de pneumonia e outros problemas respiratórios severos.