O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Testes

Pela primeira vez, hypercar da Aston Martin ruge em testes para Le Mans

Carro marca o retorno da marca à classe máxima das 24 Horas de Le Mans

Postado em 23 de julho de 2024 por Vitória Bronzati
Novo hipercarro está a caminho de se tornar o primeiro Hypercar a correr simultaneamente no Mundial de Endurance e na IMSA

A Aston Martin with The Heart of Racing deu início ao ambicioso programa de testes do novo Aston Martin Valkyrie AMR-LMH, marcando a primeira vez que o hipercarro entrou na pista. O objetivo é conquistar a vitória geral nas 24 Horas de Le Mans em 2025, um feito que a marca britânica de carros esportivos ultraluxuosos não alcança desde 1959.

Desenvolvido pela Aston Martin Performance Technologies e pela equipe de fábrica The Heart of Racing, o Valkyrie AMR-LMH completou um shakedown e testes iniciais no Reino Unido. Darren Turner, piloto de desenvolvimento da Aston Martin, juntamente com Harry Tincknell e Mario Farnbacher, ambos vencedores da classe LMGTE das 24 Horas de Le Mans de 2020, conduziram o hipercarro.

A próxima etapa envolve um cronograma completo de desenvolvimento, preparando o carro para homologação pela FIA e sua estreia no início de 2025. Este hipercarro é o primeiro a ser construído de acordo com os regulamentos Hypercar, competindo simultaneamente no Campeonato Mundial de Endurance da FIA e no IMSA WeatherTech SportsCar Championship na América do Norte.

“O Valkyrie AMR-LMH estabelece seu próprio padrão como um carro de competição de resistência puro-sangue,” disse Adam Carter, chefe de Endurance Motorsport da Aston Martin. “É uma máquina de corrida pura e de vanguarda e, embora ainda esteja no início do ciclo de testes, estamos satisfeitos por ela estar atingindo as metas e critérios que estabelecemos.”

O chassi de fibra de carbono do Valkyrie AMR-LMH utiliza uma versão modificada do motor V12 de aspiração natural de 6,5 litros, construído pela Cosworth. Este motor, capaz de atingir 11.000 rpm e desenvolver mais de 1.000 cv, foi adaptado para atender aos rigores das competições de longa distância.

Desenvolvimento

A sede da The Heart of Racing no Reino Unido supervisiona o programa de desenvolvimento e testes do Valkyrie AMR-LMH, que passará dos circuitos britânicos para europeus durante o verão. Ian James, diretor da equipe, destacou a importância desse marco: “As primeiras corridas do Valkyrie AMR-LMH foram um momento de imenso orgulho. Ver o projeto finalmente em ação é importante para a The Heart of Racing. Estamos no auge das corridas de carros esporte, e sabemos que enfrentaremos os melhores.”

Além do Mundial de Endurance, a Aston Martin with The Heart of Racing planeja competir na classe GTP do IMSA WeatherTech Sportscar Championship nos EUA, com operações em Phoenix, na América do Norte. A entrada na classe Hypercar permite que a Aston Martin esteja presente em todos os aspectos das corridas de resistência, consolidando sua posição desde os “gentlemen drivers” até o topo do esporte.

Desde sua estreia em Le Mans, mais de 240 pilotos correram com Aston Martin, e a marca competiu em 27 combinações diferentes de chassis e motores. Com a nova campanha do Valkyrie AMR-LMH, a Aston Martin busca renovar seu legado de sucesso nas corridas de resistência.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também