Lâmpadas amarelas começam a ser substituídas por LED na Capital
Empresa que venceu licitação fará troca das unidades queimadas e continuará com serviço de eficientização da iluminação pública da cidade
Foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) da última segunda-feira (22) a contratação da empresa Consórcio Ilumina Goiânia, para a modernização, eficientização e expansão do parque de iluminação pública de quatro dos sete lotes licitados pela Prefeitura de Goiânia.
A empresa começa a troca das lâmpadas queimadas na próxima semana. “Em até dois meses, a demanda reprimida estará atendida, e, a partir daí, toda solicitação de troca de lâmpada será realizada em até 48 horas”, afirmou o secretário Alexandre Garcês de Araújo, titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Goiânia.
Segundo ele, ao mesmo tempo em que atende as solicitações de lâmpadas queimadas represada há alguns meses, o consórcio responsável pelos quatro dos sete lotes da licitação vai trabalhar na troca de todas as lâmpadas de vapor de sódio (amarelas) por LED nas regiões Campinas-Centro, Noroeste, Oeste e Sudoeste, fazendo a eficientização da iluminação pública da capital e promovendo mais segurança aos munícipes.
Para muitos goianienses, a troca das lâmpadas é vista como um avanço positivo. Marta Oliveira, moradora do Setor Bueno, acredita que a nova iluminação proporcionará maior segurança nas ruas. “As lâmpadas de LED deixam a cidade mais iluminada, o que ajuda a inibir a ação de criminosos. Além disso, elas consomem menos energia, o que é ótimo para a economia da cidade e para o meio ambiente”, afirma.
Os outros três lotes, onde há a determinação de trabalho nas demais regiões da cidade, devem ser liberados nas próximas semanas pela Secretaria Municipal de Administração (Semad). O lote 1, referente à Região Campinas-Centro, contempla 82 bairros; o lote 3, da Região Noroeste, alcança 72 setores; o lote 3, atende a 156 bairros da Região Oeste e o lote 6, da Região Sudoeste, vai atender a 144 bairros.
A sustentabilidade é um ponto fortemente defendido por muitos. Fernanda Costa, ambientalista e moradora do Setor Oeste, elogiou a iniciativa. “As lâmpadas de LED duram muito mais e são mais eficientes, o que significa menos resíduo e menor consumo de energia. Isso é crucial para a preservação do nosso planeta”, declarou. “Espero que essa medida inspire outras cidades a seguir o exemplo de Goiânia.”
Antes da homologação da licitação, a própria Seinfra começou o trabalho de eficientização com a colocação de mais de 45 mil pontos luminosos da capital, com equipe e material próprio. Estão com todas as lâmpadas em LED os setores Jaó, Village Maringá, Chácaras Maringá, Paque Eldorado, Residencial Aquarius 1 e 2, Parque Eldorado Extensão, Irisville, Jardim Bom Jesus, além dos perímetros urbanos das rodovias BR-153, GO-020, GO-080 e GO-060. As principais avenidas da capital também estão contempladas com a nova iluminação.