O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Automobilismo

Stock Car revela nova geração de carros para 2025

Maior novidade do esporte a motor brasileiro será carro-madrinha da 6ª etapa do campeonato

Postado em 24 de julho de 2024 por Vitória Bronzati
Primeiro modelo da nova geração SUV será apresentado ao público em Goiânia | Foto: Victor Eleutério/Stock Car

O Chevrolet Tracker de Stock Car fará sua primeira aparição em meio às ativações da sexta etapa da Stock Car Pro Series, neste final de semana no Autódromo de Goiânia. É o primeiro dos três SUVs, de marcas diferentes, revelado. Eles assumirão o grid da Stock a partir da temporada do ano que vem.

O mais novo bólido da Stock Car será uma das atrações do fim de semana e atuará como carro-madrinha, puxando a fila do grid das provas em Goiânia, além de ser o protagonista de ativações na pista. Além da aparição na etapa, o modelo estará exposto e vai à pista durante o Festival Interlagos, evento de experiências a motor e de exposições, que acontece entre os dias 9 e 11 de agosto.

A grande novidade para 2025 é que os SUVs substituirão os sedãs após 45 anos de história. Na família Chevrolet, o Tracker sucede o Cruze, após oito anos e cinco títulos somados, encerrando outro ciclo da marca, cujo legado começou na etapa inaugural do campeonato em 1979. Uma história que também inclui Opala, Omega, Vectra, Sonic e Astra. 

Mais emoção

Mais ágil, estável e tecnológico, o novo carro faz parte do projeto Audace SNG01, que tem objetivos ambiciosos para 2025. “Esta é uma oportunidade para apresentarmos todo o potencial desta nova plataforma, que foi desenvolvida com recursos avançados de engenharia e próprios para competição, como a asa móvel em fibra de carbono e conectividade 5G. O propósito é trazer ainda mais competitividade para os pilotos e emoção para o público”, explica Fernando Julianelli, CEO da Vicar, promotora da Stock Car.

De acordo com Enzo Bortoleto, CEO da Audacetech, um novo capítulo do automobilismo nacional está a caminho, pois nunca houve um projeto como esse no Brasil. “Foram meses de trabalho e alto investimento, integrando diversas áreas, nacionalidades e empresas de ponta. Do início, com o desenvolvimento do aço especial ArcelorMittal, à incorporação da eletrônica, motor, câmbio, cockpit e sistemas de segurança”. A Chevrolet Tracker Stock Car dividirá pista com o Toyota Corolla Cross e do Mitsubishi Eclipse Cross.

“A escolha do Tracker como o representante da Chevrolet na Stock Car é uma inovação que reflete o desejo do consumidor por SUVs, segmento que recentemente passou a dominar o mercado. Além do mais, o Tracker é o utilitário esportivo líder de vendas na América do Sul e a competição reforça a imagem de sucesso do produto”, diz Chris Rego, diretora de Marketing da GM América do Sul. 

A sexta etapa da Stock Car acontece no Autódromo de Goiânia, que neste fim de semana completa 50 anos da sua inauguração. As corridas terão largada às 15h30 do sábado e às 14h do domingo.

SUV traz nova silhueta, plataforma e mecânica

Homologados pela Confederação Brasileira de Automobilismo, os novos carros da Stock Car 2025 foram criados pela Audacetech em parceria com ArcelorMittal, IPT e SENAI. O desenvolvimento utilizou simulação computacional da Siemens e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Fabricada pela canadense Magna, a carroceria em material compósito inclui fibra de carbono, aramida, fibra de vidro e kevlar. O motor passa a ser turboalimentado e de 2,1 litros com aproximadamente 500 cv de potência, utilizando gasolina Podium.

O câmbio inglês XTrac é sequencial e semiautomático, com seis velocidades, e é um dos destaques ao lado da conectividade proporcionada pelo sistema Qualcomm Snapdragon 5G, com sensorização de diversas funções do carro. Com amortecedores reguláveis e importados Penske Racing, a suspensão é independente nas quatro rodas, dotada de triângulos sobrepostos (“duplo A”) e usa sistema pushrod. O conjunto de rodas desenvolvidas no Brasil pela Mangels esconde os discos ventilados HipperFreios, pastilhas Cobreq (ambos projetados especificamente para a Stock Car) e pinças de competição da britânica AP Racing, operados por seis pistões na dianteira e quatro, na traseira.

Motor e suspensão também utilizam elementos de competição, produzidos pela gaúcha MTR Performance Parts. Especialmente fabricado para a Stock Car, o volante de direção é da holandesa Grid Engineering. O sofisticado cockpit, com monitor e painel dotados de dezenas de funções, conta com câmera interna de 360 graus, utilizada em breve nas transmissões das corridas e também no aplicativo exclusivo da categoria.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também