sábado, 26 de setembro de 2026
Automobilismo

Com Castroneves na pista, Fórmula 4 tem dia movimentado com testes em Goiânia

Comparatto fez melhor volta do dia, que teve estreia de nomes de peso na pista da capital

Vitória Bronzatipor em
Com Castroneves na pista, Fórmula 4 tem dia movimentado com testes em Goiânia
Alvaro Cho liderou primeiro treino extra em Goiânia | Foto: Victor Eleutério/Vicar

Às vésperas da disputa da quarta etapa da temporada 2024, a quinta-feira (25) da Fórmula 4 Brasil no Autódromo de Goiânia entregou muitas atividades e novidades em pista para o pelotão da categoria-escola certificada pela FIA, que cada vez mais se consolida como a principal formadora de pilotos em território sul-americano. Com três treinos extras ao longo do dia, destaques para dois estreantes: Alceu Feldmann Neto e Dudes Castroneves, sobrinho do quatro vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis.

Matheus Comparatto foi o líder no combinado do dia de treinos extras, obtendo 1min23s843 no terceiro e último treino da quinta-feira. O piloto, que é o atual líder do campeonato, também liderou a segunda sessão. Já a primeira atividade de pista foi comandada por Alvaro Cho que no ano passado conquistou a pole position da etapa de Goiás e que volta a acelerar no Brasil depois de ter feito sua estreia na Fórmula Regional Europeia (FRECA) no último fim de semana no circuito de Paul Ricard, na França.

Atividade a todo momento

A tarde foi movimentada para os competidores, com três treinos extras longos para que os experientes relembrassem suas habilidades na pista, enquanto os novatos procuraram conhecer melhor o traçado de 3.835 metros e 13 curvas.

Na primeira sessão, Alvaro Cho foi o mais rápido com 1min24s001. Comparatto posiciono-se em segundo, seguido por Rafaela Ferreira. Lucca Zucchini entrou no top 5, enquanto Arthur Pavie ocupou a quinta colocação. O primeiro treino teve oito pilotos no mesmo segundo.

Já o segundo treino foi palco de uma tabela de tempos mais apertada, com a diferença entre o líder Matheus Comparatto e o 14º colocado, Dudes Castroneves, sendo menor que dois segundos. Ethan Nobels e Pepê Souza, companheiros da Cavaleiro Sports, ficaram no top 3. A quarta melhor volta foi de Gino Trappa, piloto Oakberry Bassani F4, enquanto a quinta volta ficou com Rogério Grotta.

A última sessão mostrou o equilíbrio entre o grid do F4 Brasil. Marcando 1min23s843, Matheus Comparatto viu Alvaro Cho chegar muito próximo, com apenas 0s092 de diferença. Arthur Pavie não ficou para trás: foi apenas 0s004 mais lento que Cho. Lucca Zucchini e Gino Trappa fecharam o top-5 com menos de 0s200 de diferença para o líder do campeonato.

Nomes de peso apareceram

A sessão de treinos também promoveu a estreia de Alceu Feldmann Neto e Dudes Castroneves nos carros de fórmula. Alceu segue o cronograma da etapa, enquanto Dudes participou dos treinos extras para se familiarizar com o carro da Fórmula 4.

Para ambos, a experiência de pilotar o Tatuus motorizado pela Abarth e abastecido com Gasolina Podium da Petrobras está sendo de descobertas. Neto, que é filho de Alceu Feldmann, ex-piloto da Stock Car Pro Series, espera conseguir acompanhar o ritmo dos seus adversários, mesmo com a pouca experiência.

“Estou muito feliz de começar a andar em carro de fórmula, sempre foi um sonho. Eu tenho experiência em corridas com Porsche, mas estou me surpreendendo. A guiada muda totalmente: o carro é mais leve, um pouco mais fraco na reta e faz curvas muito rápidas. Preciso me acostumar ainda, mas espero obter o melhor resultado possível neste final de semana e, quem sabe, finalizar no meio do pelotão”, disse.

Já Dudes Castroneves, sobrinho de Helio Castroneves, fez as comparações entre o bólido do F4 Brasil com o kart: “É muito diferente do kart! Precisa ter mais confiança com o carro, o freio é bem diferente… Mas achei o volante bem leve, como o que estou acostumado no kart. A confiança com o carro é algo que eu vou construindo a cada vez que saio para a pista, aprendendo no carro. Às vezes a percepção é de que está tudo muito lento, mas na verdade não está! Então é um processo de evolução, de aprendizado com o carro de fórmula”, analisou.

Progração

A Fórmula 4 Brasil volta a acelerar nesta sexta-feira (26) com a abertura oficial das atividades visando a quarta etapa do campeonato com treinos às 9h15 e às 13h00. A classificação que define o grid das Corridas 1 e 3 será realizada no mesmo dia, às 15h40. No sábado (27), a primeira prova da rodada tem largada marcada às 10h00. Já a Corrida 2 inicia às 16h50. No domingo (28), a terceira e última disputa do fim de semana tem início previsto para 8h50.

A temporada 2024 da Fórmula 4 Brasil tem transmissão ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, BandSports, Motorsport.tv Brasil no YouTube, canal do site Grande Prêmio no YouTube, Portal High Speed Channel e no canal Parc Fermé TV, com narração em italiano.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

goiás

Dia de clássico

Goiás e Atlético-GO fazem clássico decisivo em Goiânia

Esmeraldino tenta se aproximar do G-6, enquanto Dragão busca recuperação para voltar à zona de ...
Vila Nova vence Londrina e segue firme na liderança da Série B

Líder isolado

Vila Nova vence Londrina e segue firme na liderança da Série B

Tigre bate equipe paranaense por 2 a 0 no OBA, amplia sequência positiva em casa e mantém vantagem...
Mr. Olympia começa nesta sexta-feira com 55 brasileiros na disputa

olimpia

Mr. Olympia começa nesta sexta-feira com 55 brasileiros na disputa

Principal competição do fisiculturismo mundial reúne mais de 300 atletas em Las Vegas, com Ramon ...
Detalhes da camisa de despedida de Messi pela Argentina são revelados

adeus da lenda

Detalhes da camisa de despedida de Messi pela Argentina são revelados

Uniforme especial será utilizado no último jogo do craque pela Albiceleste, marcado para outubro, ...
Manchester City é considerado culpado em 114 de 115 acusações financeiras

a casa vai cair?

Manchester City é considerado culpado em 114 de 115 acusações financeiras

Decisão de comissão independente representa um dos capítulos mais impactantes da história recent...
Brasil deixa top 5 do ranking da Fifa após avanço do Marrocos

ranking fifa

Brasil deixa top 5 do ranking da Fifa após avanço do Marrocos

Seleção brasileira perde uma posição na atualização mais recente da entidade e passa a ocupar ...
Saiba quem é o ex-jogador da Seleção Brasileira que perdeu 99% do que ganhou no futebol

CONTA QUASE ZERADA

Saiba quem é o ex-jogador da Seleção Brasileira que perdeu 99% do que ganhou no futebol

ampeão mundial revelou que problemas envolvendo empresários e familiares quase zeraram seu patrim�...
Di Giannantonio lidera treinos da MotoGP em Mugello; Diogo Moreira avança ao Q2 pela primeira vez

MotoGP 2027

Goiânia confirma MotoGP 2027 em abril e projeta mais de 200 mil visitantes

Grande Prêmio do Brasil será realizado de 2 a 4 de abril no Autódromo Internacional Ayrton Senna;...