O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 21 de dezembro de 2024
Operações Municipais

Investimentos transformam regiões Norte e Noroeste em áreas de excelência

Unidades de saúde ampliaram a capacidade de atendimento em 48 mil vagas por mês, atendendo 16 bairros das duas regiões

Postado em 25 de julho de 2024 por João Reynol
Principal investimento ocorreu nos 227

Desde a crescente ocupação da região norte e noroeste da cidade pelo então governo Iris Rezende com a criação de 80 bairros em Goiânia no ano de 2010, a área que fica distante do centro da capital, foi relegada por anos pelo poder público. Contudo, nos últimos quatro anos as duas regiões foram contempladas em operações municipais para o melhoramento da infraestrutura e da qualidade de vida. 

Sobre isso, foram entregues duas Unidades de Saúde da Família, foi feita a troca da pavimentação asfáltica de 227,85 quilômetros (km) de 291 ruas e avenidas em 59 bairros e foi ampliado o ensino de informática e robótica para alunos da rede municipal e inaugurado um parque ambiental.

As duas unidades de saúde ampliaram a capacidade de atendimento em 48 mil vagas por mês, atendendo 16 bairros das duas regiões. A USF Alto do Vale conta com sete equipes de saúde da família, todas com médicos, cirurgiões-dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliar de saúde bucal e agentes comunitários de saúde. 

Juntas, as sete equipes da USF Alto do Vale possuem capacidade para atender cerca de 28 mil usuários de 13 bairros da região como: Alto do Vale, Vila Finsocial, Morada do sol, Parque Tremendão, Residencial Barravento, Recanto do Bosque, Belvedere, Fonte Nova, Sítio Recreio Panorama, Belvedere e Residencial Mirante.

Já a USF São Carlos conta com 1.008 m² de área construída,  com cinco equipes de saúde, com médicos cirurgiões-dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliar de saúde bucal e agentes comunitários de saúde. A unidade também abriga o Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidades da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

Além da entrega das unidades de saúde, foi recapeado mais de  225 km de pavimentos novos em 291 ruas e avenidas de 59 bairros por meio dos programas 630 e 500 km da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). As equipes da prefeitura retiraram o asfalto velho e instalaram uma capa de CBUQ de cinco centímetros de espessura, garantindo maior qualidade e durabilidade estendida para a obra. Na região Norte, foram 12 bairros atendidos pelo programa 630 km, e 20 setores pelo 500 km, totalizando 149,61 km de asfalto novo, beneficiando 185 ruas e avenidas. Na região Noroeste, seis bairros receberam obras do 630 km e 21, pelo 500 km, com 78,24 km de 106 ruas e avenidas com asfalto novo. 

A educação municipal também foi revitalizada como a Escola Municipal Paulo Freire, por meio do Programa Escola Viva, que destina recursos para serem empregados diretamente pela direção das unidades de ensino. A estrutura passou por: ampliação da calçada, reforma de uma sala de aula com substituição das janelas por vidro temperado, pintura do muro externo, das paredes internas, do pátio de brincadeiras, e de portas e alambrados, construção do espaço da horta escolar com quatro canteiros e espaço para parque infantil e melhorias hidráulicas na cozinha.

Já a Escola Municipal Mônica de Castro recebeu a oitava unidade do Laboratório Maker, um projeto que incorpora elementos de robótica nas instituições de ensino municipal. Cada sala é equipada com computadores, rede de internet banda larga, rede lógica, televisão, quadro de ferramentas e mobiliário. 

Além disso, também foi entregue oito parques municipais e o parque ambiental Parque Antônio Wagno Codó (Parque das Flores). A área possui um mirante com uma vista incrível de Goiânia, além de lago e trilhas internas. O espaço, localizado no Residencial Parque das Flores, também possui parquinho, academia ao ar livre e pista de caminhada. 

Também, em junho de 2024, moradores da região norte tiveram a revitalização do Ecoponto Jardim Guanabara. Inaugurado em 2018, o espaço passou por uma revitalização na infraestrutura e recebeu uma sede administrativa com dois escritórios, copa, dois banheiros, vestiários, depósito e almoxarifado. Este era um dos locais de descartes mais usados pela população goianiense e agora conta com estrutura equiparável às outras unidades disponíveis.

Com isso em mente, Goiânia é a capital mais verde da América do Sul, do Brasil e a segunda do mundo, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município também recebeu o título de “Tree Cities Of the World” ou “Cidade Árvore do Mundo”, que é um reconhecimento da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-ONU) e da Fundação Arbor Day. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também