O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 22 de dezembro de 2024
Saúde

Como evitar que a gripe vire pneumonia

Especialista do maior hospital de otorrinolaringologia da América Latina, o IPO, recomenda a vacina anual da gripe como medida preventiva

Postado em 26 de julho de 2024 por Vitória Bronzati
Toda infecção de vias áreas superiores

O Brasil teve 417.924 casos de pneumonia hospitalizados entre janeiro e agosto de 2023, com um gasto total de mais de R$ 378 milhões em serviços hospitalares, segundo o DataSUS. A pneumonia é uma doença causada por microorganismos como vírus, bactérias ou fungos ou por inalação de produtos irritantes. Pode ser obtido através do ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou, no inverno, por mudanças bruscas de temperatura. Todas as infecções de vias áreas superiores, como gripe ou resfriado, podem contribuir para o desenvolvimento da pneumonia.

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ela é a maior responsável pelas mortes de crianças menores de 5 anos, com mais de 1 milhão em todo o mundo. Os sintomas mais comuns são tosse com secreção, febre alta de até 40°C, calafrios e falta de ar ou dor no peito durante a respiração. O diagnóstico é feito por meio do histórico do paciente, do exame clínico e de Raio-X do tórax.

“Gripes não curadas, ou tratadas de forma inadequadas, podem ajudar a desenvolver uma pneumonia. É inclusive uma das principais causas facilitadoras da doença”, informa o otorrinolaringologista Sérgio Maniglia, do Hospital Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO), maior referência do segmento na América Latina. “As complicações oriundas da gripe podem evoluir principalmente em indivíduos com doenças crônicas, idosos e crianças menores de dois anos, o que acarreta elevados níveis de morbimortalidade”, complementa o especialista.

Ao apresentar os sintomas iniciais da gripe, como tosse, coriza e febre, é aconselhável evitar sair de casa por cerca de sete dias e evitar o contato com outras pessoas por um dia após o término da febre. “A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações, principalmente mortes. O vírus da gripe muda muito e por isso a vacinação anual é necessária e a principal medida em conjunto com higiene geral”, finaliza o médico.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.