O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Eleições

De olho em prazo apertado, siglas seguem com convenções

Partidos têm até 5 de agosto para definir seus candidatos

Postado em 26 de julho de 2024 por Redação
A maioria dos partidos e coligações vão esperar até o último prazo previsto para a definição | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Andressa Bueno

A definição das pré-candidaturas à eleição municipal da capital começa a ganhar forma com as datas estabelecidas para as convenções partidárias, que devem ser feitas do dia 20 de julho, último sábado, até 5 de agosto, prazos delimitados pela Justiça Eleitoral. Entretanto, a maioria dos partidos e coligações vão esperar até o último prazo previsto para a definição.

Em convenções que são delimitadas as legendas partidárias, assim como a formação de coligações e que são discutidos assuntos de interesse partidário. Os candidatos e candidatas à prefeitura ou à Câmara Municipal só podem disputar as eleições de 2024 se estiverem filiados a uma legenda e se tiverem seus nomes aprovados nas convenções. As candidaturas devem ser apresentadas em até o dia 15 de agosto para a Justiça Eleitoral. A federação (PT), União Brasil, PCdoB e PV, Novo e PSDB já têm data definida para suas reuniões. 

Anunciando apoio ao atual prefeito, Rogério Cruz (Solidariedade), o partido Mobiliza fez sua convenção no último sábado, dia 20. O partido do atual chefe do executivo tem previsão de fazer sua própria convenção no dia 3 de agosto, ainda sem data e horário definidos.

O Agir marcou a convenção para o dia 28, próximo domingo, no Atlanta Music Hall às 9 horas, com previsão de apoio ao candidato Sandro Mabel (UB). A Federação Brasil Pela Esperança (PT, PCdoB e Pv) marcaram o dia 03 de agosto (domingo), no Auditório da Câmara Municipal de Goiânia, às 8 horas, para a confirmação da  pré -candidata Adriana Accorsi, tendo a previsão de participação da Rede Sustentabilidade e do PSOL .

A Federação PSDB e Cidadania também marcaram sua convenção para o dia 03 de agosto, ainda sem local definido, promovendo a candidatura do pré-candidato Matheus Ribeiro. Já no último dia para candidatura, 5 de agosto, o União Brasil irá fazer sua convenção no Espaço Dois Ipês, às 8h30, para a candidatura de Sandro Mabel.

Ainda no dia 5 de agosto está prevista a convenção do PSD, que irá apoiar a candidatura do Senador Vanderlan Cardoso, sem local definido. O Novo também definiu esse dia para a definição do candidato Leonardo Rizzo, também sem local definido e assim como o PL, que tem como pré-candidato Fred Rodrigues e fará a convenção no mesmo dia.

É previsto que o PP, PRD e PRTB vão realizar suas convenções também  no dia 5 de agosto. A Unidade Popular, que tem como pré-candidato o Professor Pantaleão ainda não definiu data, assim como o Avante, Democracia Cristã, PSTU, PCB, PSB, PCO, Podemos, Republicanos e PMB.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também