O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Eleições 2024

Definições dos vices na Capital devem ocorrer nas próximas semanas

Pré-candidatos buscam fechar alianças, enquanto outros devem ir com as chapas puras

Postado em 26 de julho de 2024 por Redação
Eleitores da Capital vão conhecer em breve. Quais serão as chapas na disputa do pleito em outubro. Foto: Divulgação

Francisco Costa e Thiago Borges

As definições dos vices, com as pré-candidaturas praticamente definidas – aguardando apenas a confirmação nas convenções –, devem começar a surgir. Oficialmente, ninguém foi anunciado pelos pré-candidatos na capital, pois as negociações ainda acontecem, mas nos bastidores alguns nomes parecem bem encaminhados. 

O pré-candidato do governador Ronaldo Caiado, Sandro Mabel (União Brasil), teria opções de legendas para escolher o vice. O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (União Brasil), lidera um grupo que inclui Avante, PRD e Agir. Ele tem interesse em indicar o vice na chapa, com o nome do ex-deputado estadual Thiago Albernaz (União Brasil) sendo o mais cogitado.

Já Fred Rodrigues, do PL, anunciou o Delegado Humberto Teófilo (DC) como o vice na chapa bolsonarista. O substituto de Gustavo Gayer na corrida eleitoral foi especulado como possível nome para ser vice na chapa de Mabel – em uma coligação que uniria o candidato de Caiado e o de Bolsonaro – porém, recentemente em suas redes sociais, o pré-candidato descartou a possibilidade do PL assumir a vice em qualquer chapa.

Federado com o PCdoB e o PV, o Partido dos Trabalhadores (PT), da pré-candidata a deputada federal Adriana Accorsi, deve fechar com o PSB. Citado algumas vezes, o nome mais cotado é do ex-deputado estadual Vinícius Cirqueira. “Apoio do PSB é praticamente certo”, afirma o ex-parlamentar sem cravar se será ele o escolhido.

Presidente do PSD e pré-candidato à Prefeitura de Goiânia pela terceira vez – assim como Accorsi –, Vanderlan Cardoso ainda trabalha para ampliar a composição da chapa. Ele, contudo, já normalizou a possibilidade de uma disputa “puro-sangue”. São possíveis vices a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Sucena Hummel, e o policial rodoviário federal Newton Morais, ambos filiados ao partido. A definição, contudo, deve vir somente perto das convenções, conforme a comunicação do político.

Pré-candidato à reeleição, o prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) garantiu, em entrevista recente ao jornal O Hoje, que o próprio irá indicar o vice de sua chapa. Na fala, o político também afirmou que as tratativas com os partidos devem acontecer na próxima semana. O mandatário tem o apoio do PDT, Mobiliza, PRTB, PMB e PP, além do Republicanos, legenda que Cruz fazia parte. 

Ainda são pré-candidatos: Matheus Ribeiro (PSDB), Leonardo Rizzo (Novo) e Reinaldo Pantaleão (UP). Em todos os casos, as chapas devem permanecer puras. Porém, sem definição de nomes por enquanto.

Com o passar do tempo e a aproximação do pleito em outubro, o famoso “vai ou racha” começará a ser mais intenso nas, ainda, pré-candidaturas. As negociações para coligações e definições de quem vai andar junto a quem continuam, entretanto, já partem para seu desfecho final.

Convenções partidárias  

As convenções partidárias estão permitidas desde o dia 20 de julho e vão até o dia 5 de agosto. No período, partidos e federações poderão deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral. A informação é do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO).

Neste ano, o primeiro turno das eleições ocorre em 6 de outubro. A segunda etapa será em 27 de outubro. Esta só ocorre em municípios com mais de 200 mil eleitores, caso seja necessário, ou seja, se nenhum candidato conseguir maioria – 50% dos votos válidos mais um. Em Goiás, as únicas cidades com possibilidade de segundo turno são: Goiânia, Aparecida e Anápolis. (Especial para O Hoje)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também