G20: ministros de Finanças vão debater revisão do fundo verde
Encontro é o último da semana de reuniões que acontece no Rio de Janeiro
A terceira reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais do G20 termina nesta sexta-feira (26), com debate sobre questões relacionadas ao financiamento sustentável. Um dos temas em pauta que será discutido é a proposta brasileira de revisão dos fundos multilaterais climáticos, os chamados fundos verdes. Além disso, as infraestruturas resilientes, adaptadas para lidar com os impactos ambientais também estará em pauta.
Em entrevista na última quinta-feira (25), a embaixadora Tatiana Rosito, secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda e coordenadora da Trilha de Finanças do G20, disse: “É um tema importante que quisemos trazer para o centro dessa sessão. Nós tivemos no Brasil tragédias recentes, como no caso das enchentes no Rio Grande do Sul, a seca na Amazônia, os fogos no Pantanal”.
Ademais, antes do encerramento, os presentes ainda deverão debater a arquitetura financeira internacional e a reforma dos bancos multilaterais de desenvolvimento. Desse modo, vale ressaltar que este é um tema tratado como prioridade para o Brasil, que exerce neste ano a presidência da cúpula do G20, pela primeira vez na história.
Além disso, será divulgado o comunicado final da reunião e também uma declaração do Ministério da Fazenda e outra da presidência brasileira do G20. Essa última a fim de dar foco em questões geopolíticas.
Com informações da Agência Brasil
Leia mais:
Definições dos vices na Capital devem ocorrer nas próximas semanas
De olho em prazo apertado, siglas seguem com convenções
Deputados aprovam repasse de quase meio bilhão ao Ipasgo