Iniciada a convocação de mesários para as eleições municipais
Interessados podem se inscrever até 7 de agosto e receber benefícios como dias de folga e auxílio-alimentação
A convocação de mesários para as eleições municipais de 2024 começou em 9 de julho. Os juízes eleitorais têm até 7 de agosto para publicar os editais com os nomes dos selecionados e seus locais de atuação. As nomeações ocorrem entre julho e agosto, com possíveis substituições até outubro.
Os participantes, que controlam o fluxo de eleitores e verificam documentos, preenchem uma ata com as ocorrências do dia. Para ser mesário, é preciso ser eleitor, ter mais de 18 anos e estar regular com a Justiça Eleitoral. É possível se voluntariar ou ser convocado. Não há remuneração, mas há benefícios, como dias de folga, horas complementares em cursos e vantagem em concursos públicos em caso de empate.
Interessados podem se inscrever no site oficial do Canal do Mesário ou pelo aplicativo e-Título. Os candidatos, seus parentes, membros executivos de partidos, policiais, ocupantes de cargos de confiança e eleitores menores de 18 anos não podem ser mesários. No dia da eleição, mesários recebem auxílio-alimentação de R$ 60 por turno trabalhado.