Paris 2024: Saiba quem são os dez atletas brasileiros com mais seguidores no Instagram
Apenas 12, dos 266 atletas analisados, possuem mais de 1 milhão de seguidores ou mais
Os Jogos Olímpicos de Paris começam oficialmente nesta sexta-feira (26), com a realização da cerimônia de abertura às 14h30 (horário de Brasília). O Brasil chegou à capital francesa com 277 atletas.
Para alguns desses atletas, estar no maior evento esportivo do planeta será a grande chance de atingir notoriedade nunca antes alcançada. Por outro lado, para uma pequena minoria, a fama e o status de influenciador já são uma realidade.
Conheça quem são os dez atletas olímpicos do Brasil com mais seguidores no Instagram:
Gabriel Medina – Surfe
O surfista brasileiro Gabriel Medina marcou história ao conquistar três títulos mundiais da World Surf League (WSL), em 2014, 2018 e 2021. Com apenas 20 anos, tornou-se o primeiro brasileiro a alcançar o feito, consolidando seu nome como um dos maiores surfistas da história.
Sua trajetória profissional teve início aos 17 anos, quando se tornou o mais jovem brasileiro a integrar a elite do surfe mundial. Em 2013, conquistou o título mundial júnior, demonstrando seu talento precoce. Além dos títulos mundiais, Medina é conhecido por suas manobras radicais, como o backflip, que realizou em uma competição oficial pela primeira vez em 2016.
Em reconhecimento à sua carreira e influência, Medina foi eleito uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time em 2015, na categoria Ícones. Atualmente, a estrela do surfe acumula 11,4 milhões de seguidores em sua rede social.
Paulo André Camilo – Atletismo
Conhecido como P.A, Paulo André é um velocista brasileiro que ganhou maior notoriedade após participar do Big Brother Brasil em 2022. Antes da fama, o atleta já havia conquistado destaque no cenário esportivo, sendo semifinalista nos Jogos Olímpicos de Tóquio e medalhista pan-americano. Com um recorde pessoal de 10s02 nos 100m rasos, Paulo André é um fenômeno nas redes sociais e acumula 7,6 milhões de seguidores.
Rayssa Leal – Skate
A skatista brasileira Rayssa Leal, conhecida como ‘Fadinha do Skate’, conquistou o mundo com seu talento e carisma. Aos 16 anos, ela já é vice-campeã olímpica, campeã pan-americana e mundial, além de ter diversas medalhas em competições internacionais. Rayssa, que soma 6,4 milhões de seguidores no Instagram, iniciou sua trajetória aos sete anos e, desde então, não parou de colecionar títulos e fãs.
Marta – Futebol
Considera a maior artilheira da história das Copas do Mundo (masculina e feminina), Marta, que também é embaixadora da ONU Mulheres, foi eleita seis vezes a melhor do mundo. Com mais de 100 gols pela Seleção Brasileira, a camisa 10 aparece em 4º lugar da lista com 2,8 milhões de seguidores.
Rebeca Andrade – Ginástica Artística
Com um currículo invejável, a ginasta brasileira soma 2,7 milhões em suas redes sociais. A atleta, nascida em 1999, já conquistou uma medalha de ouro olímpica, três ouros mundiais, além de diversas outras medalhas em competições internacionais. A ginasta artística é a primeira brasileira a conquistar o ouro olímpico no salto, a primeira a ser campeã mundial individual geral e a primeira a conquistar duas medalhas em uma única edição das Olimpíadas.
Bruninho – Vôlei
O jogador de vôlei é um dos maiores nomes do vôlei brasileiro. Filho de uma das duplas mais famosas do esporte, o atleta conquistou títulos expressivos por clubes no Brasil e na Itália, como a Superliga e a Liga dos Campeões. Pela seleção brasileira, Bruninho já subiu no pódio das principais competições, incluindo Olimpíadas e Mundiais.
Atualmente, o jogador soma 1,7 milhão de seguidores no seu Instagram.
Gabi – Vôlei
A ponteira Gabi Guimarães, medalhista olímpica de prata em Tóquio 2020, soma 1,4 milhão de seguidores. A atleta mineira, que atua na seleção desde as categorias de base, já conquistou diversos títulos internacionais, como campeonatos sul-americanos e mundiais. Em 2022, assumiu a capitania da equipe.
Arthur Nory – Ginástica Artística
O ginasta, que aparece na lista ocupando a 8ª posição com 1,3 milhão de seguidores, é medalhista olímpico de bronze nas Olimpíadas Rio 2016 e o título de campeão mundial em Stuttgart 2019. Atualmente, o atleta, que compete no individual geral, representa o Brasil e o Clube Pinheiros.
Rosamaria – Vôlei
A brasileira, que soma 1,3 milhão nas redes, é conhecida por sua versatilidade e potência, tem se destacado no cenário internacional do vôlei. Revelada nas categorias de base, a atleta conquistou diversos títulos, como o Mundial Sub-23 e os Jogos Pan-Americanos.
Com passagens por grandes clubes brasileiros e europeus, Rosamaria chamou a atenção do técnico José Roberto Guimarães e foi convocada para a seleção brasileira. A oposta conquistou medalhas importantes, como a prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e na Liga das Nações.
Filipe Toledo – Surfe
Filipe finaliza a lista com a soma de 1,2 milhão de seguidores no Instagram. O surfista conquistou dois títulos mundiais consecutivos e se tornou o quarto brasileiro a alcançar esse feito na principal categoria do surfe mundial.
Elite do milhão
Segundo um levantamento feito pelo Torcedores, apenas 12 atletas dos 266 analisados na pesquisa possuem perfis no Instagram com um milhão de seguidores ou mais. Além do top 10, a jogadora de vôlei Thaísa e a ginasta artística Flávia Saraiva aparecem com 1,1 milhões cada.
Eles representam apenas 4,5% dos atletas brasileiros nos Jogos de Paris. Os atletas com o número de seguidores entre menos de um milhão e acima de 100 mil são 62. Percentualmente, representam 23% dos atletas olímpicos do Brasil. O restante, com menos de 100 mil seguidores, responde por uma fatia de 72,5% dos competidores brasileiros.
Numa média simples, a soma do número de seguidores dos atletas brasileiros em Paris dividida pelo número de atletas mostra que o atleta olímpico brasileiro possui em média 239,8 mil seguidores. Mas o número não reflete a realidade: 85% dos atletas brasileiros na Olimpíada tem menos seguidores que isso.