O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 21 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Denúncia

PGR denuncia Nikolas Ferreira por injúria ao presidente Lula

Ministro Luiz Fux relatará denúncia no Supremo

Postado em 26 de julho de 2024 por Tathyane Melo
Ministro Luiz Fux relatará denúncia no Supremo | Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Nesta sexta-feira (26), a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) por injúria contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O caso refere-se a um discurso proferido pelo parlamentar durante uma reunião na Organização das Nações Unidas (ONU) em 2023, no qual chamou Lula de “ladrão” e posteriormente divulgou a declaração em suas redes sociais.

Detalhes da Denúncia

O vice-procurador-geral, Hidenburgo Chateubriand, assinou a denúncia. Segundo Chateubriand, a investigação conduzida pela Polícia Federal (PF) comprovou a materialidade do crime de injúria. Ele destacou que, apesar das repercussões do discurso, as postagens ofensivas continuam acessíveis nas redes sociais do deputado, perpetuando a ofensa à honra do presidente. 

“A despeito das repercussões do fato, as postagens permanecem disponíveis para visualização de terceiros, perpetuando-se, assim, a ofensa à honra da vítima”, afirmou o procurador.

Possibilidade de acordo 

A PGR também propôs a Nikolas Ferreira a possibilidade de uma audiência preliminar. Durante esta audiência, será avaliada a viabilidade de um acordo judicial que possa encerrar o processo de forma consensual, evitando um longo trâmite judicial.

Tramitação no STF

A denúncia foi encaminhada ao ministro Luiz Fux, relator do caso no STF. Se a denúncia for aceita, Nikolas Ferreira passará a ser réu em um processo criminal. Até o momento, não há previsão de quando o julgamento será realizado.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também