Curta de animação “Balada para Raposo Tenório” lançado em Goiânia
Exibição Gratuita na 16ª Edição do Dia Internacional da Animação Contou com Debate e Participação de Estudantes
O curta-metragem de animação “Balada para Raposo Tenório” foi lançado em Goiânia nesta sexta-feira, 26 de julho, como parte da 16ª edição do Dia Internacional da Animação. A exibição aconteceu às 19h no Coletivo Centopeia, com entrada gratuita. Após a exibição, o público participou de um debate com os realizadores do filme. A produção goiana combina os estilos western e fantástico e narra uma história de suspense e drama situada no século XIX, na Capitania de Goyaz.
A Animatriz Studio produziu o curta, com Samuel Peregrino na direção. A equipe criou a animação manualmente, sem utilizar inteligência artificial, e levou cinco anos para finalizar o projeto devido à pandemia do coronavírus. Trabalhando remotamente, a equipe contou com 15 membros de diferentes locais. Estudantes da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (UFG) participaram do projeto e adquiriram experiência prática.
O Fundo de Arte e Cultura (FAC) de Goiás patrocinou “Balada para Raposo Tenório” e incluiu uma oficina de capacitação para os alunos, que foram remunerados. Arlam Júnior criou a trilha sonora, enquanto Nival Correia, Tiago Rener e Carlos Brandão fizeram a dublagem. Milla Tuli interpretou o poema “Nau Catrineta” de Almeida Garrett, enriquecendo ainda mais a produção.