Goiânia completa mais de 3 meses sem chuva
Diferença significativa entre temperaturas da manhã e da tarde exige cuidados especiais
Goiânia completa 93 dias sem chuva neste sábado (27), acumulando mais de três meses de seca. André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás, explicou que a seca severa ainda está ligada ao fenômeno El Niño, apesar do seu fim. Esta semana, a vazão do Rio Meia Ponte caiu para 5.438 litros por segundo. O nível crítico I é definido quando a vazão fica abaixo de 5.500 litros por segundo por sete dias consecutivos.
Com a vazão do Rio Meia Ponte quase atingindo o nível crítico I, uma série de medidas será necessária. A Saneago deve enviar um Plano de Racionamento de uso da água para a Agência Goiana de Regulação e a Agência de Regulação de Goiânia. Se aprovado, o plano reduzirá o volume de água captado do Meia Ponte para abastecer a região metropolitana.
Clima seco com frio matinal e calor intenso
A previsão do clima para Goiânia nos próximos 15 dias indica que o tempo continuará seco e sem chuva. As manhãs começarão mais frias, com temperaturas em torno de 16 graus Celsius. Durante a tarde, as temperaturas devem subir, chegando a 30 graus Celsius, o que causará uma grande amplitude térmica ao longo do dia.
Essa variação extrema de temperatura pode afetar a saúde, especialmente para pessoas sensíveis a mudanças climáticas. É importante se manter hidratado e ajustar a vestimenta para lidar com a diferença entre o frio da manhã e o calor da tarde, garantindo assim mais conforto e proteção contra possíveis desconfortos ou doenças relacionadas ao clima.