O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 21 de janeiro de 2025
Jogos Olímpicos

Você sabe quem são os goianos que já conquistaram medalhas nas Olimpíadas?

Em toda história dos Jogos Olímpicos, quatro medalhas já foram conquistadas por atletas nascidos no Estado de Goiás

Postado em 27 de julho de 2024 por Davih Lacerda
goianos
Os atletas goianos conquistaram medalhas por quatro edições seguidas | Foto: Reprodução / COI

Nesta última sexta-feira (26), foi realizada a cerimônia de abertura, que marca o início da 33ª edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, que serão realizados pela terceira vez na história na capital da França, Paris. Veja a seguir, quem são os atletas goianos que já subiram no pódio em toda história das Olimpíadas:

Carlos Jayme – Natação

Carlos Jayme é o segundo da esquerda para a direita | Foto: Donald Miralle /Allsport
  • Bronze – Sydney 2000

Nascido na capital do Estado, Goiânia, em 1980, Carlos Jayme despontou desde muito cedo o seu talento na natação. Começou a nadar com oito anos no Zitti Clube de Natação, localizado no Setor Sul, e na mesma época destacou-se ganhando provas da categoria mirim.

O nadador goiano foi campeão e recordista brasileiro em todas as categorias de 1993 a 1997, além disso, foi o campeão e recordista sul-americano em 1995 e 1997. Com 15 anos, alcançou o primeiro lugar no ranking mundial juvenil de 1995, se postulando como umas das maiores promessas da natação mundial.

No final de 1998, o revezamento brasileiro composto por Fernando Scherer, Carlos Jayme, Alexandre Massura e Gustavo Borges, nesta ordem, superaram o recorde mundial dos 4×100 metros livre em piscina curta, com o tempo de 3m10s45. Contudo, a marca foi superada em 2000, pela equipe da Suécia.

Então, com apenas 20 anos, Carlos Jayme foi aos Jogos Olímpicos de 2000, em Sydney. Na oportunidade ele conquistou, junto com Edvaldo Valério, Gustavo Borges e Fernando Scherer, a medalha de bronze no revezamento 4×100 metros nado livre, com a marca de 3min17s40.

Sendo assim, esta foi a primeira medalha conquistada por um atleta nascido em solo goiano na história das Olimpíadas. Carlos também participou dos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas, onde ficou em 9º lugar no 4×200 metros livre, e 12º nos 4×100 metros livre.

Leia também: Cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris 2024 encanta e emociona com espetáculo pelo Rio Sena

Dante Amaral – Vôlei

Goiano
Dante Amaral disputou quatro edições de Jogos Olímpicos | Foto: Reprodução/COB
  • Ouro – Atenas 2004
  • Prata – Pequim 2008
  • Prata – Londres 2012

Natural de Itumbiara, o goiano Dante também nasceu em 1980 e inicialmente, praticava natação em sua cidade natal. Porém aos 14 anos, começou a praticar voleibol no colégio onde estudava e ali surgia a sua paixão pelo esporte. Rapidamente, ele despontou como uma grande promessa, pois tinha um grande poder ofensivo.

O ponteiro veio a estrear oficialmente na Seleção Brasileira em 1999, aos 19 anos. Em Jogos Olímpicos, Dante disputou quatro edições, sendo a de Sydney, em 2000 a sua estreia. Mesmo com a eliminação brasileira para a Argentina e o sexto lugar geral, os organizadores elegeram o atleta como o terceiro melhor atacante do torneio olímpico.

O seu auge na Seleção, veio junto com o ápice do time comandado pelo técnico Bernadinho. Logo após a chegada do treinador, ele melhorou muito rapidamente sua técnica, se tornando um dos melhores jogadores de vôlei do mundo.

Sob o comando de Bernardino, o atleta aprendeu a dosar a força de seu ataque e a dominar os fundamentos de fundo de quadra, como passe e defesa. Posteriormente, ele foi transferido de posição, passando da saída-de-rede para ponta-de-rede, e assim foi sendo peça-chave de um conjunto homogêneo que dominou o voleibol mundial durante uma década.

Além disso, Dante, com a seleção em Atenas 2004, alcançou o lugar mais alto do pódio, conquistando até hoje a única medalha de ouro de um atleta goiano na história dos Jogos Olímpicos. Em Pequim 2008, e em Londres 2012, o ponteiro esteve no plantel que conquistou a medalha de prata nas duas ocasiões. Além das medalhas olímpicas, o ponteiro foi campeão da Liga Mundial em sete oportunidades.

Siga o canal do O Hoje no WhatsApp

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também