Casagrande vence GP Chevrolet dos 50 anos do Autódromo de Goiânia
De contrato renovado, paranaense faturou sua primeira vitória na temporada
Gabriel Casagrande garantiu a vitória um fim de semana marcante no Autódromo de Goiânia que, neste domingo (28), completou 50 anos da sua inauguração. O bicampeão e atual detentor do título da Stock Car Pro Series triunfou na corrida principal do GP Chevrolet, fechando no topo do pódio a sexta etapa da temporada 2024.
Foi a 11ª vitória da carreira do piloto na Stock Car e a primeira na temporada. Neste fim de semana, Gabriel também celebrou a renovação do seu contrato com a A.Mattheis Vogel para 2025.
Um dos pontos altos de uma corrida de grandes batalhas foi o empolgante duelo travado por Casagrande e Felipe Massa. Os dois lutaram lado a lado em uma disputa empolgante e que levantou o bom público presente em Goiânia. No fim das contas, Massa concluiu a etapa com o troféu Vivo Man of the Race de maior pontuador do fim de semana e terminou na segunda colocação, em pódio completado pelo tricampeão Daniel Serra, autor da volta mais rápida da corrida. Foram três Chevrolet Cruze nas três primeiras posições.
O primeiro Corolla na prova foi de Enzo Elias, quarto colocado na disputa. O jovem brasiliense foi valente e se destacou pela disputa com Serra nas voltas finais. Bruno Baptista foi o quinto, seguido por Zezinho Muggiati, que garantiu o melhor fim de semana em seu ano de estreia na categoria. Rafael Suzuki fechou em sétimo, seguido por Rubens Barrichello. Julio Campos somou pontos preciosos e reassumiu a liderança do campeonato depois de terminar em nono, enquanto o amigo Ricardo Zonta, com quem disputa diretamente o título, foi o décimo.
Antes da largada, a Stock Car homenageou o autódromo na figura de Leonino Caiado, que foi governador do estado e principal responsável pela inauguração daquela que é uma das principais praças esportivas do Brasil há exatos 50 anos. Atual governador de Goiás e primo de Leonino, Ronaldo Caiado também foi homenageado em solenidade, além do jornalista Fernando Campos, um dos grandes incentivadores para a construção do autódromo.
Como foi a corrida
Pole position, Casagrande sustentou a liderança com a largada em tarde muito quente em Goiânia, com temperatura ambiente elevada, em torno dos 30ºC, e mais de 50ºC no asfalto. Foi um início de prova intenso, que trouxe incidentes com Cacá Bueno e Gaetano Di Mauro, cenário que levou a direção de prova a acionar o safety-car.
A relargada mostrou a ordem da corrida com Casagrande, Felipe Massa, Daniel Serra, Zezinho Muggiati e Felipe Fraga nas cinco primeiras posições, mas o carro de segurança teve de intervir novamente após o tricampeão Ricardo Maurício ficar parado com problemas no último setor da pista.
A bandeira verde tremulou novamente na oitava volta com o top 5 inalterado antes da abertura da janela de pit-stops obrigatórios, um dos momentos cruciais da corrida. Em seguida, o então líder do campeonato deu adeus à prova: com carro avariado, Felipe Baptista recolheu para os boxes da Crown Racing após incidente com Nelson Piquet Jr. e deixou a disputa. Lá na frente, Casagrande foi um dos primeiros a fazer sua parada, tal qual Massa, uma volta depois do paranaense. Desta forma, o campeão da Stock Series, Zezinho Muggiati, chegou a assumir a ponta provisoriamente.
Quando voltou dos boxes, Massa regressou imediatamente à frente de Casagrande, conquistando posição importante que lhe valeria a liderança da corrida após a janela. Daniel Serra acompanhava bem de perto os dois. O top-3 se confirmou na ordem de fato da corrida pouco depois: muito pressionado por Casagrande, Massa assumiu a ponta da prova, com Serra em terceiro, Felipe Fraga em quarto e Enzo Elias na quinta posição.
Massa e Casagrande travaram incrível duelo roda a roda pela vitória. O bicampeão fez bela manobra de ultrapassagem sobre o ex-Fórmula 1 e reassumiu a liderança. Em contrapartida, Felipe Fraga deixou a luta por um bom resultado após enfrentar perda de potência e recolher para os boxes. Naquele momento, Enzo Elias assumiu o quarto lugar, partindo para consolidar mais um fim de semana positivo na sua temporada.
O safety-car interveio pela terceira vez depois de Raphael Teixeira enfrentar uma quebra em seu carro e ficar parado na pista. Foi o que bastou para que o pelotão se juntasse novamente no momento em que a corrida tinha pela frente seus dez minutos finais.
A nova relargada teve como apogeu o incrível duelo entre Daniel Serra e o jovem talento Enzo Elias, um dos destaques do campeonato. No fim, valeu a experiência do dono de 25 vitórias, e o tricampeão conseguiu resistir na frente. Logo atrás, outro belo pega envolvendo vários nomes: Bruno Baptista, Rafael Suzuki, Zezinho Muggiati, Julio Campos, Gaetano Di Mauro, Rubens Barrichello e Lucas Foresti.
Casagrande confirmou um fim de semana maiúsculo e cravou sua primeira vitória na temporada, com atuação digna de um bicampeão. O paranaense cruzou a linha de chegada com 3s013 de vantagem para Felipe Massa, enquanto Daniel Serra completou um pódio pesado e com alguns dos principais nomes do automobilismo brasileiro.
A festa do pódio em Goiânia
Casagrande vibrou com a conquista neste domingo e por fechar a primeira metade do campeonato em alta depois de um primeiro semestre complicado. “Essa vitória veio em excelente momento e mostra nossa evolução. Nas últimas três etapas, tivemos bastante velocidade, mas sem longevidade. Hoje provamos que temos longevidade. Agora é coletar os dados para repetirmos tudo o que foi feito e, quem sabe, voltar a brigar pelo campeonato, que é nossa maior meta. Tem muita água ainda para passar por baixo da ponte. Temos plenas condições de brigar”, destacou.
Felipe Massa regressou ao top 3 de uma prova do campeonato, o que não acontecia desde a corrida sprint em Interlagos. “Estava com saudade do pódio e também com saudades de um fim de semana todo perfeito e eficiente. Conseguimos ser Man of the Race pela primeira vez. O trabalho aqui foi impecável. Faltou um pouquinho para lutar pela vitória, mas o Casagrande estava um tiquinho mais rápido que eu na primeira parte da corrida, na segunda também, então não quis arriscar. Sabemos que esses resultados serão importantes para o fim do campeonato. Feliz com o trabalho da equipe e com o meu, o carro estava muito bom. Felizes com o que conquistamos aqui em Goiânia”, disse o novo top-3 do campeonato.
Com atuação consistente, Serra marcou seu segundo pódio no ano e se mostrou animado para a sequência da temporada. “Foi um pouco difícil lutar com eles dois [Casagrande e Massa] ali na frente. Mas acho que o carro estava bom, o ritmo era legal, e isso nos deixa em alta para a parte final do campeonato. Foi bom”, resumiu.
Julio Campos de volta à ponta
O revés sofrido por Felipe Baptista neste domingo fez com que o jovem paulista da Crown Racing zerasse na corrida principal e, por consequência, estacionasse nos 465 pontos. De líder, o piloto caiu para o quarto lugar. Julio Campos está de regresso à liderança do campeonato, como aconteceu no desfecho da etapa realizada em Interlagos no mês de abril, comprovando a temporada pautada pela regularidade. O paranaense tem agora 499 pontos, cinco à frente de Ricardo Zonta, vice-líder, outro em nova prova de que seguirá na luta pelo título até o fim.
Com 108 pontos marcados no fim de semana, Felipe Massa subiu uma posição, tem agora 484 tentos na tabela e ocupa o terceiro lugar, com 19 à frente de Baptista, ainda em posição muito boa no campeonato. Dudu Barrichello se manteve no top-5 depois da vitória na sprint do último sábado e é o quinto, com 446, mesma pontuação registrada por Bruno Baptista, mas o piloto da Mobil Ale Full Time leva a melhor nos critérios de desempate.
Gabriel Casagrande saiu de 331 para 419 pontos, avançando de oitavo para sétimo lugar, com sete de vantagem para Rafael Suzuki, oitavo. Enzo Elias é outro jovem talento que segue no top-10, em nono, com 409 tentos, e pela primeira vez Daniel Serra fecha uma etapa no grupo dos dez primeiros do campeonato, com 352.
Agora a Stock Car Pro Series parte para abrir a segunda metade da temporada com uma etapa histórica: o BH Stock Festival vai marcar a estreia da principal categoria do automobilismo brasileira em Belo Horizonte, nas ruas da capital mineira, em circuito urbano construído no entorno do lendário Estádio Mineirão. A jornada terá lugar em três semanas, entre 16 e 18 de agosto.