O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Eleições

Convenção do UB evoca Caiado, maior cabo eleitoral de Pellozo

Evento que oficializou prefeito de Senador Canedo à reeleição contou com participação do governador

Postado em 29 de julho de 2024 por Thiago Borges
Fernando Pellozo com Caiado e no meio dos apoiadores à convenção do União Brasil na cidade | Foto: João Paulo Macedo/O HOJE

Ao início da manhã do último sábado (27), quando o relógio marcava 8h33, o palanque para a convenção partidária do União Brasil em Senador Canedo já começava a receber apoiadores. Na Avenida Dom Emanuel – a principal da cidade – a cor azul predominava. As cercas pintadas de amarelo e verde, junto com bandeiras de apoio a vereadores da base nas mesmas cores do partido, completavam todas as cores das bandeiras brasileiras, o que vem sendo um fenômeno adotado pela direita brasileira.

As batucadas dos tambores e as características vuvuzelas começaram cedo. A chegada de Fernando Pellozo junto ao governador Ronaldo Caiado aconteceu no meio dos apoiadores, que subiram o tom com a chegada dos políticos. Marcaram presença no evento diversos apoiadores da base caiadista. O presidente do Detran e ex-deputado federal, Delegado Waldir e o deputado federal Adriano do Baldy (PP), participaram do evento do União Brasil, além do pré-candidato à prefeitura de Goiânia, Sandro Mabel.

O cerimonialista da convenção fazia referência a Pellozo e Caiado como o “prefeito mais bem avaliado” e o “futuro presidente do Brasil”, em uma euforia quase epopeica. Baldy e Delegado Waldir foram os primeiros a falarem, reforçando seus apoios à reeleição de Pellozo e a Caiado. Quando pegou o microfone, o prefeito tratou de anunciar a vice de sua chapa. Dos partidos da coligação Vamos Avançar Mais (União Brasil, PP, MDB, PSB), a escolhida para a vice foi Salma Bahia, do PP.

Mabel afirmou que Senador Canedo e Goiânia vão andar de mãos dadas, “serão uma coisa só”. Do ponto de vista estratégico, a ida do empresário ao evento do partido no município vizinho da capital foi importante. Porém, quem dominou as falas foi o governador. Caiado tratou de cutucar ex-prefeitos do município. “A cidade estava penalizada pelas antigas gestões” disse o presidente do UB em Goiás, em uma das ocasiões.

O chefe do Executivo goiano também afirmou não querer vereadores com “pé em duas canoas”. “Assumam a candidatura, ‘vota em mim e no Pellozo’”, disse Caiado. A fala é um recado, principalmente, para a base do MDB no município.

A sigla presidida por Daniel Vilela, vice-governador, se viu dividida quando uma ala do partido defendia o apoio à Izaura Cardoso (PSD). Vanderlan Cardoso, que é pré-candidato à prefeitura de Goiânia, ensaiava um apoio do MDB canedense para a candidatura de sua esposa, enquanto o PSD iria retribuir apoiando Leandro Vilela em Aparecida. O acordo, no entanto, não parece ter ido para frente. Grande parte dos emedebistas é da base de caiadista, o que leva o apoio a Pellozo.

A escolha do MDB por Pellozo em detrimento de Izaura é mais um ponto de rompimento da relação do prefeito com o senador Vanderlan. Em 2020, Pellozo foi eleito pelo PSD com apoio do pré-candidato ao Paço da Capital, que também já foi prefeito – bem avaliado por sinal – em Senador Canedo e foi o maior cabo eleitoral para Pellozo na ocasião.

“Queremos andar para frente, chega daquilo que já teve”. A frase dita por Caiado foi mais uma em direção a oposição da chapa do União Brasil no Canedo. Além de grandes apoiadores do governo do estado, também estiveram presentes os vereadores da base de Pellozo que irão se candidatar na cidade. Subiram no palanque 14 candidatos à vereança do União Brasil; 15 do Progressistas (PP); 9 do MDB e 1 do PSB.

Em suma, o evento foi uma clara demonstração de força de Pellozo na cidade. Pensando em reeleição, foi importante para o atual prefeito, visto que a chapa que deve se opor a Pellozo também conta com nomes conhecidos da política goiana e canedense. Além do apoio do esposo, Izaura deve caminhar com o PDT, partido histórico na política goiana com trabalho realizado em praticamente todos os municípios goianos. Em 2012, Misael Oliveira foi eleito prefeito no Canedo, tendo sido candidato pela legenda.

Para sair vencedor no dia 6 de outubro e ter a oportunidade de comandar a cidade por mais quatro anos, cada candidato terá muito trabalho a fazer. Com tantos nomes e articulações em Senador Canedo, a corrida eleitoral na cidade promete ser “briga de cachorro grande”. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também