Venezuela: MP garante que atas das eleições serão divulgadas
Líder da oposição é acusada de envolvimento no ataque de hacker
O chefe do Ministério Público da Venezuela, Tarek William Saab, afirmou nesta segunda-feira (29), que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela deve publicar “nas próximas horas” as atas eleitorais do pleito venezuelano.
“O CNE informou que nas próximas horas estarão disponíveis na página web do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) os resultados mesa por mesa, tal como historicamente se tem feito graças ao sistema automatizado de votação” disse o fiscal-geral do país – semelhante ao procurador-geral da república. Ademais, é o MP venezuelano o responsável pela monitoração do CNE.
Saab acusou María Corina Machado, líder da oposição a Maduro, de envolvimento no suposto ataque hacker contra o sistema do CNE no último domingo. Segundo o órgão, o ataque atrasou a totalização dos votos e a proclamação dos resultados. O CNE divulgou o resultado por volta de 1h da manhã em Caracas (2h no horário de Brasília).
“Essa ação foi detida, foi evitada, mas conseguiram pausar e desacelerar, atrasaram em algumas horas a mais a leitura do boletim final dos resultados”, disse Saab. Além disso, a autoridade venezuelana acusa, além de María Corina, o opositor Leopoldo López, foragido da justiça venezuelana e radicado na Espanha.
Com informações da Agência Brasil
Leia mais:
Governo saúda eleições na Venezuela e diz acompanhar apuração
Professor Alcides diz que “puxaram o tapete” de Vilmar
Maioria dos secretários municipais reforçam apoio a Leandro Vilela