Semana da Moda Goiana como alavancadora de grandes talentos
A jornada de Jéssika Gomes, estudante da Universidade Estadual de Goiás (UEG) no campus de Trindade, é um exemplo de como um evento pode transformar vidas. Atualmente no quarto período de Moda, Jéssika relembra com entusiasmo como sua trajetória mudou ao participar da primeira edição da Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana, realização do […]
A jornada de Jéssika Gomes, estudante da Universidade Estadual de Goiás (UEG) no campus de Trindade, é um exemplo de como um evento pode transformar vidas. Atualmente no quarto período de Moda, Jéssika relembra com entusiasmo como sua trajetória mudou ao participar da primeira edição da Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana, realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), Senac Goiás e Governo de Goiás.
O evento além de movimentar os negócios do setor e da indústria criativa de moda do Estado, tem como propósito entregar a todos os atores do mercado da moda local os mais assertivos insights e tendências para alavancarem seus negócios, seja para o empreendedor com mais experiência de mercado, seja para o novo empreendedor, seja para o estudante de moda, seja para o produtor de algodão, seja para o lado autêntico da moda autoral ou para o lado veloz do fast fashion.
“Participei da Amarê Fashion 2022, a convite do meu irmão, Yago. Ele me chamou para um evento de moda e, chegando lá, foi amor à primeira vista. Fiquei apaixonada por aquele ambiente. Fui impactada pelos desfiles e assisti a palestras incríveis, incluindo a de uma senhora de 80 anos que mudou completamente sua vida e se tornou modelo. Isso me inspirou a perceber que nunca é tarde para seguir nossos sonhos”, lembra Jéssika.
A Semana de Moda Goiana não só despertou nela uma nova paixão, mas também a incentivou a mudar de carreira. Até então, ela cursava Sistemas de Informação na UEG. Inspirada pelas experiências no evento, decidiu prestar vestibular para o curso de Moda, onde foi aprovada junto com seu irmão. “Foi uma decisão rápida. A Amarê foi em setembro e em novembro eu já estava prestando o vestibular. Passei e comecei a estudar Moda em janeiro de 2023”, conta.
A jovem estilista destaca a importância das palestras na Amarê Fashion, que sempre intercalam conhecimento teórico e prático. “Eu tenho facilidade de aprendizado com palestras e gosto muito do formato do evento. Além disso, a moda autoral goiana apresentada é incrível, sempre trazendo novidades e talentos. O network é uma parte fundamental também, conheci pessoas talentosas e dispostas a compartilhar conhecimentos”, afirma.
Ela ainda complementa que as palestras são uma das partes mais interessantes do evento. “Traz gente que traz inovação, você junta moda com tecnologia e eles vão trazendo esse patamar para você ter outra visão”, destaca.
Concurso de estilistas
Em 2023, a estudante e seu irmão participaram do concurso de estilistas da Amarê, mas não conseguiram se classificar para a final. Determinada, a dupla voltou este ano com ainda mais força e foco, e agora são finalistas do concurso, com o Projeto Afro-Gyn: Raízes que florescem no Cerrado, pela UEG. “Minhas expectativas são as melhores possíveis. Quero ser campeã. Ano passado não conseguimos, mas este ano estamos muito confiantes. Este concurso é a grande oportunidade da minha vida para deslanchar na carreira de moda”, declara Jéssika.
“Parece que no fundo eu sentia que eu precisava trabalhar com a arte, com a criatividade e estar rodeado de pessoas incríveis que fazem isso excelentemente bem, é incrível, sabe? Mesmo que se não for campeão, essa experiência ninguém tira, esse networking ninguém tira, essa porta aberta ninguém fecha, entendeu? É isso, é assim, parece que eu abri uma porta para novos horizontes, que é isso, e a coleção está incrível, está linda, sabe, está muito bonita”, continua.
Para a jovem, a moda é mais que uma carreira, é uma expressão de criatividade e autenticidade. “Uma das palestras me fez enxergar a moda como magia, um lugar onde você deixa sua criatividade fluir sem medo de errar. Isso me motiva e inspira todos os dias”, conclui. A história de Jéssika na Amarê Fashion é um testemunho do impacto positivo que eventos de moda podem ter na vida das pessoas, abrindo portas e horizontes, e revelando talentos que podem mudar o mundo da moda.
Afro-Gyn
A coleção Afro-Gyn – Raízes que florescem no Cerrado, foi criada a partir do edital do concurso. “A gente tava com muito nesse pé de ancestralidade dos que vieram antes da gente, porque não falar do pessoal africano e qual que foi a contribuição cultural deles para o Estado de Goiás”.
Tem o intuito de manifestar em peças que exaltam a riqueza do Cerrado e a conexão profunda entre esses mundos, inspirada pelas tradições. Trazidas pelos africanos para Goiás. A coleção entrega elementos culturais e estéticos e naturais que criam um diálogo visual e emocional que honra o passado e o presente.
“É um testemunho de como a moda pode ser um elo poderoso entre o passado e o presente. Unindo tradição e tradições e inovações com propósito celebrando a identidade e a diversidade que fizeram de Goiás”, diz. “Dentro dessa coleção a gente tem dois looks. Tem o look ‘Asas e Raiz’, que foi desenvolvido e inspirado na conexão entre Goiás e a cultura africana, celebrando e representando as mulheres negras e gordas. Temos também na coleção o look ‘Asas e Conexões’, que simboliza a fusão entre elementos femininos e masculinos”, finaliza.
Sobre a Amarê Fashion
Em sua terceira edição, o evento contribui para o fortalecimento de Goiás, de suas riquezas, do seu povo, de sua cultura, e claro, da moda goiana. Neste ano, a Amarê está marcada para acontecer de 7 a 10 de agosto, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, e traz o tema ‘Conexões’ e a importância da Inteligência Artificial (IA) como ferramenta para o desenvolvimento do mercado.
No line up dos desfiles, acontece a final do Concurso de Estilistas (estudantes das IES – instituições de Ensino Superior), que acontecerá no dia 10 de agosto, sábado, às 14h.
Serviço
Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana
Quando: 7 a 10 de agosto
Onde: GO-020, Chácaras Alto da Glória – Goiânia
Entrada gratuita