O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Recorde

Vendas de diesel aumentam no Brasil no primeiro semestre de 2024

As vendas de óleo diesel pelas distribuidoras no Brasil cresceram 4,2% no primeiro semestre de 2024, comparado ao mesmo período de 2023, atingindo um recorde de 5,66 bilhões de litros. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou que esse crescimento reflete o bom desempenho das exportações brasileiras, que aumentaram 6,9%. As […]

Postado em 31 de julho de 2024 por Redação
Vendas de diesel aumentam no Brasil no primeiro semestre de 2024 | Foto: Reprodução

As vendas de óleo diesel pelas distribuidoras no Brasil cresceram 4,2% no primeiro semestre de 2024, comparado ao mesmo período de 2023, atingindo um recorde de 5,66 bilhões de litros. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou que esse crescimento reflete o bom desempenho das exportações brasileiras, que aumentaram 6,9%. As indústrias de transformação, agropecuária e extrativista impulsionaram essa alta.

Além disso, Bruno Cordeiro, analista da StoneX, destacou que a venda de diesel deve continuar em alta no segundo semestre. O terceiro trimestre tradicionalmente registra aumento no consumo do combustível. Esse período é marcado pelo crescimento das importações de fertilizantes, o que eleva o uso de caminhões e trens para transportar insumos agrícolas. As vendas de diesel em junho também subiram 3,77% em comparação ao mesmo mês do ano anterior e 0,3% em relação a maio.

No Rio Grande do Sul, as vendas de óleo diesel se recuperaram completamente após as enchentes. Em junho, as vendas aumentaram 11,8% em comparação a maio de 2024 e 4% em relação a junho de 2023. Essa recuperação demonstra a resiliência do estado após o impacto das chuvas intensas.

Por outro lado, as vendas de gasolina no Brasil caíram 7,4% no primeiro semestre de 2024, totalizando 21,4 bilhões de litros. Essa queda se deve à menor competitividade em relação ao etanol. No mesmo período, as vendas de etanol hidratado cresceram 50,3%, alcançando 10,4 bilhões de litros. Em junho, as vendas de gasolina caíram 8,6% em comparação a junho de 2023, enquanto as de etanol subiram 38,2%.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também