Funeral do chefe do Hamas com promessas de vingança contra Israel
Durante a cerimônia, milhares de pessoas, com bandeiras do Irã e da Palestina e fotos de Haniyeh, pediram vingança
Nesta quinta-feira (1), o funeral do chefe do Hamas, Ismail Haniyeh, começou em Teerã, Irã, com protestos e promessas de vingança contra Israel. Multidões acompanharam o caminhão que transportava os restos mortais de Haniyeh e de um guarda-costas que também morreu no ataque.
Durante a cerimônia, milhares de pessoas, com bandeiras do Irã e da Palestina e fotos de Haniyeh, pediram vingança. Irã, Hamas e vários paÃses do Oriente Médio acusam Israel, que ainda não se posicionou. O ministro das Relações Exteriores do Hamas, Khalil Al Hayya, prometeu que perseguirá Israel até arrancá-los da terra da Palestina.
O funeral começou na Universidade de Teerã, onde o aiatolá Ali Khamenei rezou sobre os caixões de Haniyeh e de seu guarda-costas. O novo presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, também prometeu vingança, destacando o fortalecimento da relação entre Irã e Palestina. “Ontem, levantei sua mão vitoriosa, e hoje, tenho que enterrá-lo em meus ombros. O vÃnculo entre as duas nações orgulhosas do Irã e da Palestina será mais forte do que antes”, declarou Pezeshkian.
O Irã declarou luto oficial de três dias pela morte de Haniyeh. A televisão estatal iraniana mostrou os caixões sendo colocados em um caminhão, que iniciou a procissão até a praça Azadi. Após o funeral, os restos mortais serão transferidos para Doha, no Catar, onde Haniyeh será enterrado na sexta-feira (2).