O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 8 de novembro de 2024
É Ouro!

Beatriz Souza conquista o primeiro ouro do Brasil nas Olimpíadas

O tão sonhado ouro chegou para o Brasil, nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A responsável pela conquista do primeiro ouro brasileiro

Postado em 2 de agosto de 2024 por Matheus Santana
Nos Jogos Olímpicos

O tão sonhado ouro chegou para o Brasil, nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A responsável pela conquista do primeiro ouro brasileiro foi a judoca Beatriz Souza, que subiu ao pódio olímpico após bater a israelense Raz Hershko no Judô.

Nos Jogos Olímpicos, pela primeira vez, a equipe verde e amarela conta com mais mulheres do que homens. Portanto, a primeira medalha de ouro do Brasil não poderia ser conquistada de outra maneira. Além disso, esta vitória destaca a ascensão das mulheres, evidente em outras edições olímpicas. Coincidentemente, os primeiros ouros em Londres-2012 e Rio-2016 foram conquistados por judocas: Sarah Menezes e Rafaela Silva. Assim, com a prata de Willian Lima (66kg), o bronze de Larissa Pimenta (52kg) e o ouro de Beatriz Souza (+78kg), o judô atinge a marca de 27 medalhas olímpicas.

Conquista do Ouro

Bia entrou de branco, recebida com aplausos da torcida brasileira, que compareceu em grande número para apoiar a atleta. O confronto entre as judocas começou, e enquanto sua rival buscava o encaixe do golpe, a atleta brasileira mantinha uma defesa cuidadosa. Com apenas 44 segundos de luta, aplicou um waza-ari com um O-soto-guruma. Mesmo em vantagem, Bia continuou combativa, minimizando os riscos e evitando punições. Já no fim da luta, ambas as judocas receberam shiddos. O tempo parecia se arrastar, mas Bia manteve a calma, garantindo sua vitória e imortalizando seu triunfo. Com a conquista do ouro de Bia, o Brasil sobe para a 18ª posição no ranking de medalhas.

Além da medalha olímpica, a judoca de 26 anos também foi campeã do Grand Slam de Baku, no Azerbaijão, e do Grand Prix de Linz, na Áustria. Além disso, em Mundiais, ela faturou pratas nas edições de 2021 e 2023.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também