O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Manifestações

Protestos em Bangladesh: estudantes fazem manifestaçõs e mais de 300 pessoas morrem

A raiva dos estudantes também é influenciada pela inflação elevada, aumento do desemprego, e entre outras situações

Postado em 5 de agosto de 2024 por Yasmin Farias

Estudantes de Bangladesh estão participando de protestos nos últimos meses, contra um sistema de cotas no serviço público. As manifestações tiveram início em junho, após o Supremo Tribunal estabelecer esse sistema de cotas, que reserva 30% das vagas para familiares dos veteranos da guerra de independência do país, em 1971. 

Além desta situação das cotas, a raiva dos estudantes também é influenciada pela inflação elevada, aumento do desemprego, a situação econômica que não vai bem, e o esgotamento das reservas cambiais. Os manifestantes exigem a renúncia da primeira-ministra. 

A primeira-ministra de Bangladesh, Sheikh Hasina, pediu paciência para os manifestantes até que o Supremo Tribunal tenha um veredito. Ela também lamentou as mortes decorrentes da repressão aos manifestantes, que chegaram a mais de 300. Hasina havia abolido essa política das cotas em 2018, mas a situação foi restabelecida em junho deste ano. 

O governo anunciou um feriado geral de três dias a partir de segunda-feira (5), assim como um toque de recolher a partir das 18h horas locais, e o fechamento de serviços de Internet. 

Bangladesh é uma das economias do mundo que mais crescem no mundo, mas de acordo com especialistas, não há vagas de empregos para os recém formados da faculdade. Estima-se que cerca de 18 milhões dos jovens no país estão em busca de emprego.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também