Congressistas goianos confirmam em convenção desejo de migrar para o Executivo
Adriana Accorsi e Vanderlan Cardoso tentam Paço de Goiânia; Professor Alcides concorre à Cidade Administrativa de Aparecida de Goiânia
Francisco Costa
As convenções partidárias, que começaram em 20 de julho, terminaram na segunda-feira (5). Com isso, já é possível dizer que o Congresso goiano pode sofrer alguma transformação, visto que três congressistas concorrem à prefeituras.
Confirmaram seus nomes em convenções, os deputados federais Professor Alcides (PL) e Adriana Accorsi (PT), e o senador Vanderlan Cardoso (PSD). Apesar de ser um trio, só existe a possibilidade de dois deles garantirem cadeira no Executivo.
Isto porque Adriana e Vanderlan concorrem ao mesmo Paço, no caso, a prefeitura de Goiânia. Já o Professor Alcides vai disputar a Cidade Administrativa de Aparecida de Goiânia.
O Professor Alcides, inclusive, foi o primeiro a realizar sua convenção partidária. O político anunciou chapa pura, com o ex-deputado estadual Max Menezes na vice, em 28 de julho. Na ocasião, ele confirmou o apoio do Republicanos, Avante, Agir, da Federação PSDB-Cidadania, PDT, PRD, Novo, Mobiliza, e, claro, do PL.
Dias depois, o Democracia Cristã (DC), que estava com o adversário, Leandro Vilela (MDB), recuou e decidiu por caminhar com o bolsonarista. “Estratégia política”, disse o presidente estadual Alexandre Magalhães.
Já Adriana Accorsi realizou sua convenção na manhã do último sábado (3). O PT, que é federado ao PCdoB e ao PV, também garantiu o apoio do PSB. O partido, presidido no Estado pelo ex-deputado federal Elias Vaz e no município pelo ex-deputado estadual Vinícius Cirqueira, indicou o vice na chapa: o Professor Jerônimo, ex-reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG).
O evento aconteceu em um auditório da Câmara dos Vereadores de Goiânia. Vale citar que, mesmo antes do período de convenções, a federação PSOL/Rede Sustentabilidade já tinha declarado apoio ao projeto da petista.
Por fim, o candidato Vanderlan Cardoso realizou sua convenção partidária na noite de segunda-feira (5). Na vice, foi confirmado o ex-vereador Paulo Daher, do Progressistas (PP). Assim, o senador vai disputar com o PP na coligação.
Os anúncios ocorreram também na Câmara de Vereadores de Goiânia, com a presença do presidente nacional da legenda, o ex-ministro e secretário de Estado em São Paulo, Gilberto Kassab.
Vanderlan, que já foi prefeito em Senador Canedo, tem defendido que a capital merece “um gestor experiente, que saiba administrar os recursos públicos com responsabilidade e eficiência, mas que, acima de tudo, tenha sensibilidade para entender o que precisa ser feito”. Kassab, durante coletiva, afirmou que a boa relação do candidato, em Brasília, o credencia para administrar a capital.
Suplentes
É preciso dizer que nenhum dos três congressistas irá pegar licença dos trabalhos na Câmara Federal e Senado. Assim, os suplentes não terão a chance de assumir, a não ser que o titular deles consiga garantir a cadeira do Executivo.
No caso de Adriana Accorsi, quem assume em caso de sucesso da petista na corrida eleitoral é o ex-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira (PT). Ele também é coordenador da campanha da deputada.
No lugar de Professor Alcides, que concorre em Aparecida, entra o primeiro suplente do PL, o ex-deputado Fábio Sousa. Por fim, o substituto de Vanderlan, em caso de vitória na capital, é o emedebista Pedro Chaves.