Goianos são destaque em campeonato nacional de kart
Participação dos representantes de Goiás em mais uma edição da Copa Brasil de Kart foi notável
No dia 27 de julho, o Circuito Internacional Paladino, na Paraíba, encerrou a 25ª edição da Copa Brasil de Kart. Durante duas semanas, 327 competidores disputaram acirradamente o título, divididos em dois grupos. Ao final da competição, 23 pilotos foram consagrados campeões em suas respectivas categorias.
Com cinco representantes da Federação Goiana de Automobilismo (Faugo) estiveram presentes. Miguel Barbosa, Fausto Filho, Marco Antônio Raimundo, Joaquim Junqueira e Theo Salomão mostraram grande habilidade e determinação em um dos campeonatos mais importantes de kartismo no cenário nacional.
Um dos destaques da competição ficou por conta de Theo Salomão, que esteve presente entre os melhores nas duas categorias em que participou. Na OK Junior FIA, o piloto foi vice-campeão, depois de largar em 4° na final. Já na Junior, Salomão ganhou as duas classificatórias e pegou pódio, chegando bem. Porém, problemas técnicos no motor do kart causaram intercorrências no caminho, que o levaram ao 3° lugar.
Além disso, Theo Salomão também disputou a Regional Cup, campeonato promovido pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), valendo vaga no mundial. Na oportunidade, o piloto venceu três das quatro corridas, mas o pneu do seu kart esvaziou na final e Salomão acabou ficando com a 2ª colocação.
Sobre sua experiência final, Theo mostrou resiliência com os resultados e não deixou de destacar a manutenção do trabalho.
“Todos nós pilotos competimos para sermos campeões, porém, para isso acontecer, tudo precisa dar certo no dia. Estive sempre muito focado e competitivo, mas faltou a tal sorte que todos nós precisamos ter também. Volto para casa de cabeça erguida com dois vice-campeonatos e um 3° lugar. Vamos trabalhar mais e sermos resilientes com o meu propósito que, apesar muita fé em Deus, vou chegar lá”, expôs.
Goianos no topo
Junto a Theo, outros dois pilotos se destacaram no torneio nacional, deixando o Estado em evidência no mundo do automobilismo. Fausto Filho competiu bem e terminou em P3 geral na Copa Brasil. Depois de chegar ao P4 nas duas classificatórias, o piloto bateu na trave e quase subiu ao pódio, terminando em 4° lugar na grande final.
Tudo aconteceu porque Fausto realizou uma grande recuperação após precisar substituir o motor do seu kart na última corrida. Com isso, ele perdeu posições na largada, mas não se deixou abalar e cruzou a linha de chegada da categoria OK FIA na 3ª posição geral.
Diante disso, Fausto Filho vê a experiência como positiva. “Estou muito feliz com meus resultados da Copa do Brasil de Kart. Treinamos muito para isso, e quando o resultado vem é uma satisfação imensa para mim e para a equipe. Mas além dos resultados ótimos, ganhei muita experiência e motivação para sempre dar o melhor de mim na pista. Agora, estou focado na Copa São Paulo Light, Sul-Americano e no Brasileiro e se Deus quiser, trazer esse título para o Goiás”, projetou.
Além dele, Marco Antônio Raimundo fez bonito e conquistou o título de campeão brasileiro na categoria Shifter Sênior. Largando bem na final e sem deixar o ritmo cair no decorrer da corrida, o goiano foi firme e se manteve em vantagem até o fim, se consagrando o grande vencedor. A partir desse resultado, Marco Antônio se juntou aos outros campeões e garantiu vaga para representar o Brasil no Sul-americano de Kart, que acontece em agosto, no Rio Grande do Sul.
Se consolidando como mais um nome de peso no cenário goiano e nacional, Marco Antônio Raimundo também se mostrou satisfeito com sua atuação no torneio e relembrou sua trajetória anterior. “Foi muito gratificante participar da 25ª Copa do Brasil de Kart representando o Estado de Goiás e, principalmente, conquistar o título. Já havia passado perto em 2022, em Aracajú, quando conquistei o vice-campeonato na mesma categoria e na edição em Itumbiara, quando conquistei a pole position, mas fiquei também com o vice-campeonato”, trouxe à memória.
Por fim, ele ressaltou o crescimento automobilístico no Estado, exaltando seus conterrâneos, e projetou seus próximos passos ainda em 2024. “O kartismo goiano tem sido muito bem representado nos campeonatos nacionais, vide a participação do Théo Salomão, Fausto Filho e Joaquim Junqueira nos pódios dessa última Copa, bem como os demais pilotos goianos que estiveram muito rápidos ao longo de toda competição. No mais, estou me preparando para participação no Campeonato Mundial de Kart, que acontecerá entre os dias 10 a 13 de outubro em Portimão, Portugal”, concluiu Marco Antônio.