O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

sábado, 10 de agosto de 2024
PublicidadePublicidade
Automobilismo Nacional

Suárez destaca importância do programa de intercâmbio da NASCAR

Mexicano da NASCAR Cup Series participou do evento Special Edition no final de semana em Interlagos e vislumbra ver em breve talentos brasileiros disputando na NASCAR Cup Series

Postado em 6 de agosto de 2024 por Vitória Bronzati
Daniel Suárez comemora a vitória na Corrida 2 #SunsetRace da NASCAR Brasil
Daniel Suárez comemora a vitória na Corrida 2 #SunsetRace | Foto: Luciano Santos/SiGCom

“Me diverti muito e foi para isso que eu vim”. É assim que o piloto Daniel Suárez, da NASCAR Cup Series, retoma sua participação como convidado especial da Edição Especial da NASCAR Brasil, que foi disputada no último final de semana no Autódromo de Interlagos. Correndo pela primeira vez em uma das pistas brasileiras mais icônicas, o mexicano conseguiu bons resultados durante o evento. Venceu a Sunset Race, no sábado (3), e subiu ao pódio em segundo lugar, em lugar na divisão principal da categoria brasileira, na corrida que definiu a etapa, no domingo (4).

Suárez foi titular do Camaro #99 da Singus Competition. “Toda vez que venho aqui, aprendo algo diferente. Mas a NASCAR Brasil é muito diferente de tudo que já corri na minha carreira. Desde o carro, as pistas e suas regras”, conta o mexicano. “O Brasil tem um lugar muito especial em meu coração. Amo a cultura, a gente, a comida e estas são características que me remetem ao México. Estou emocionado de estar aqui e correr com todos os pilotos da NASCAR Brasil”, completa.

Daniel ainda destaca sobre a importância de intercâmbio, como este, entre pilotos da NASCAR, além do programa “Driver for Diversity” da maior marca americana de competições automobilísticas das Américas, que impulsionou sua carreira. “Minha jornada não foi fácil. Acredito que as oportunidades dentro das competições mudaram bastante, em comparação com o tempo que comecei como piloto. NASCAR sempre foi um sonho para mim, mas as pessoas me diziam que esta era uma competição somente para americanos. E nunca entendi isso, mas sabia que tinha que fazer algo pra mudar essa situação. Mudei-me para os Estados Unidos aos 18 anos, sem dinheiro, sem direção, sem nem mesmo falar inglês, e fui atrás de uma oportunidade e entrei neste programa, que mudou a minha vida”, relata.

“Isso foi um primeiro passo para que os pilotos não só do México como de toda a América Latina vissem participar da iniciativa. E também estou certo de que se não fosse pela NASCAR México Series, eu não teria sucesso nas oportunidades que conquistei. Por isso que valoriza a importância de ter uma competição NASCAR aqui no Brasil, e o quanto isso pode abrir portas para novos talentos. E se eu estiver competindo no futuro, daqui a quem sabe 50 anos, a certeza é a de que encontrarei outros talentos brasileiros disputando na NASCAR Cup Series, como eu.” complementou.

Durante o final de semana, Suárez se adaptou muito bem ao carro e à pista. E mesmo sendo “novato” no estilo brasileiro da NASCAR, se deu bem ao vencer a Sunset Race. “Foi uma corrida difícil de enxergar, não sei se os outros concorrentes tinham luzes melhores que eu, e para mim isso foi complicado. O importante é que ganhamos, conseguimos trazer o carro inteiro e a equipe Singus Competition fez um grande trabalho”, declarou.

O mexicano também confessa que não conhecia, pessoalmente e atrás do volante, a pista paulistana. “Antes de vir, minha única experiência em Interlagos foi através de vídeos no Youtube. Na realidade, só descobri que correria aqui há três semanas. E esta foi uma grande oportunidade para mim, pois o calendário da NASCAR Cup é bem intenso, começando em fevereiro e indo até novembro. E este ano, por sorte, tivemos estas duas semanas de interrupção por causa dos Jogos Olímpicos. Por isso que antes disso, para correr no Brasil era difícil. Já estive aqui em Interlagos outras vezes, mas nunca pilotando. E esta foi uma experiência grande e inesquecível”, afirmou.

Sobre o Oval Track da NASCAR Brasil Series, em Curvelo, Suárez foi categórico. “Esta nova pista do ‘Circuito dos Cristais’ é muito legal, foi de arrepiar. Quero felicitar ao time da NASCAR Brasil pela conquista. Isso me fez lembrar de como começou a jornada da NASCAR no México, há aproximadamente 10 anos. Pilotos nos Estados unidos nem sabiam que já temos ovais no México. E hoje temos cerca de seis destes circuitos no país. Este é um grande início. Espero que os pilotos brasileiros possam aproveitar e se divertir. Pois um longo trabalho nos bastidores foi preciso para isso acontecer e se tornar realidade. E tenho certeza que este será o primeiro oval de muitos”, profetizou.

Veja também