Mansão de Messi é pichada por ativistas climáticos
O protesto ocorreu nesta terça-feira (6) e ativistas explicam o motivo do ato
Lionel Messi teve sua mansão pichada nesta terça-feira (6) em Ibiza, na Espanha. Ativistas climáticos fizeram um vídeo na frente do imóvel, assumindo a autoria do crime e alegando que o objetivo do ato foi evidenciar a responsabilidade dos mais favorecidos pela crise climática no planeta.
No vídeo foi mostrado um cartaz com a frase “Help the Planet – Eat the Rich –Abolish the Police” (em tradução livre: “Ajude o planeta, coma os ricos. Acabe com a polícia”. A fachada da residência foi pintada com tintas vermelha e preta.
Leia também: Messi pode conquistar seu quinto título pela Argentina
O grupo afirma que a escolha da casa de Messi é por se tratar de uma “construção ilegal”. Além disso, usaram o argumento do relatório da Oxfam de 2023. O estudo revelou que em 2019, 1% da população mundial mais rica gerou a mesma quantidade de emissões de carbono que os dois terços mais pobres do planeta.
A casa de Lionel Messi foi adquirida em 2022, repassada por um empresário suíço, pelo valor aproximado de 11 milhões de euros – cerca de R$ 68 milhões. A mídia espanhola noticiou que o imóvel não recebeu o certificado de ocupação, documento que regulariza a residência. Logo, vários cômodos construídos na propriedade não possuem a devida permissão.